Assim como os signos  do zodíaco, atribui-se personalidades para os filhos de determinados  orixás, aliás, todo orixá influencia na personalidade de seu filho, é o  que muito se fala nos terreiros umbandistas.
O Orixá influencia no  campo psíquico do médium atribuindo-lhe uma personalidade com qualidades  e outros adjetivos que devem ser superados (Nota: Não utilizei a  palavra defeito na personalidade) e também no campo físico do médium, atribuindo-lhe seu biótipo.
Essa influência se  deve à vibração das quais todos nós estamos suscetíveis, nos estudos  kardecistas, afirma-se que dependendo de nossa freqüência vibratória,  podemos estar sendo influenciados por espíritos malévolos que podem por  breves momentos, assumir nosso campo psíquico forçando-nos a tomar  atitudes que não fazem parte de sua personalidade.
Tudo é magnetismo,  tudo está disperso no Cosmos, são como freqüências de rádios, estamos no  meio onde todas elas circulam, a forma de captação depende única e  exclusivamente do seu estado de espírito, de como você mesmo cria duas  formas-pensamento.
Têm-se a certeza que estamos sempre influenciados no campo vibratório de onde vivemos, a vibração do Orixá não é diferente.
Nascemos sob a  vibração de um Orixá nativo, vamos pegar, por exemplo, o meu Xangô. A  minha freqüência vibratório é oriunda da energia de Xangô, a escola do  astral da qual eu estudei, consequentemente é regida pelos ensinamentos  da energia de Xangô, portanto, por algum motivo, vindo com essa energia,  significa que a minha missão terrena está sob os auspícios da Energia  de Xangô.
De acordo com meus  estudos esotéricos, Xangô além de ser o orixá da Justiça, é aquele que  nos impulsiona aos estudos, aquele que estimula o intelecto do seu  filho, diferente de Oxossi, Oxossi traz o conhecimento, traz a doutrina,  Xangô impulsiona seus filhos a estudar justamente o que Oxossi traz, um  estimula e concede a inteligência e outro já traz toda a sabedoria e o  conhecimento pronto. Xangô é uma vibração que atua sobre advogados,  escritores, o conhecimento holístico, entre outros campos de atuação,  portanto, baseado em minhas pesquisas e conhecimento adquirido, minha  missão aqui na Terra, é fazer jus à vibração qual eu vim, se foi por  escolha ou obrigação, não sei dizer.
Claro que a vibração  de Xangô traz muitas qualidades, além dessas que eu citei, geralmente  são pessoas amigas, justas, entre outros adjetivos que não convém  dizê-los para que eu não seja apologético à vaidade.
Agora com as  qualidades, também se vê os problemas, geralmente são ciumentos,  violentos, possessivos, orgulhosos e arrogantes. Pois bem, aí é onde  começam os problemas, muitos médiuns, como eu mesmo já conheci vários  deles, dizem: Eu sou ciumento por causa do meu orixá; Ah, é culpa do meu  orixá eu ser assim, entre outras desculpas fúteis e infundadas.
Aquele que está  acomodado com seus problemas e não pensam em mudá-los, não merecem  galgar os degraus da evolução, é muito fácil culpar o orixá e  acomodar-se aos problemas que em vários sites de Umbanda costumamos ler;  Isso é muito simples, ah, eu sou assim por causa da minha Oxum.
Com o perdão da  palavra, isso é coisa para ignorantes, não devemos nunca ficar parados e  inertes com a situação que vivemos, sim, devemos sempre aprender,  crescer e mudar, superar os nossos problemas, talvez, justamente eu vim  sob os auspícios de Xangô porque eu fiz jus pelas qualidades que tenho e  também por ser capaz de superar os meus problemas que já vem de outras  vidas, se é normal um filho de Xangô ser possessivo, então é imperativa a  sua superação, para que possamos “positivar” ainda mais essa energia e  superando os defeitos, irrefutavelmente aumenta-se o número de  qualidades.
O fato de se acomodar  com seus problemas e culpar o orixá é digno de um covarde, e  infelizmente esse tipo de atribuição ainda existe em muitos médiuns  umbandistas.
E aquele que conhece o  seu defeito e é incapaz de corrigi-lo por acomodação, é muito mais  ignorante que aquele que ainda não tem ciência do seu próprio problema.
Portanto, é mais claro  que o Sol que sempre estar sob influência vibratória, mas é imperativo  que para galgarmos os degraus, primeiramente precisamos estudar, esse  estudo vira uma espécie de conhecimento, e aliada à experiência,  torna-se sabedoria.
Então, caros leitores,  o orixá não tem defeitos, talvez a sua vibração traga assim algumas  TENDENCIAS, mas acomodar com essas tendências aceitando ser um presente  do destino, foge às regras do Livre-Arbítrio, uma vez o Sr. Chico Preto  disse: O Livre Arbítrio é tão sagrado que nem Deus interfere, então não  vamos acomodar com esses problemas psicológicos e culpar os orixás,  devemos sim, aceitá-los e com nossas qualidades, aprender a superá-los e  vencê-los, pois somente assim, entraremos na Senda Divina.
E vale lembrar que Nenhuma influência é mais poderosa que nossa própria força de vontade.
Talvez a vibração do  Orixá possa sim formar o nosso caráter, mas não os nossos desvios, as  qualidades que trouxemos, podem perceber que geralmente são as  primordiais para superação dos defeitos, lembrem-se disso.
Não culpem os orixás  pela sua personalidade e nem tampouco pelos seus problemas, culpem a  vocês mesmo que os seus próprios pensamentos os levaram a isso, os  fizeram entrar nessa vibração, então nada melhor que nós mesmos, para  poder suprí-los.
Em relação ao biótipo,  é outra constante, geralmente os filhos de Xangô são troncudos, possuem  uma ótima saúde e uma forte estrutura óssea, e geralmente têm  tendências a engordar, e repito TENDÊNCIAS.
Uma filha de Oxum na  casa, que também é um orixá que seus filhos têm tendência a engordar me  disse: É um saco ser gorda, minha Oxum bem que podia me dar um copo  legal, faço de tudo por ela e continuo essa anta.
Questionei a dieta  dela, e para quem almoça praticamente 3x ao dia e janta 2x ao dia,  realmente a Oxum é culpada por fazê-la ter tanto apetite. É mais um caso  da acomodação, a tendência não influencia em nada sua força de vontade,  assim como dizem dos signos do zodíaco, as estrelas ditam tendências,  mas não todo o seu destino.
Tanto o biótipo quanto  a personalidade, sofremos sim certa influencia desde o nascimento, mas  antes dessa influencia, Deus nos forneceu a Força de Vontade e o Livre  Arbítrio, que pode “quebrar” essas tendências negativas da qual viemos.
Lembrem-se, o Orixá  não é culpado pelos seus problemas, nem seus desvios, não é culpado pelo  seu excesso ou falta de peso, temos sim características provenientes da  vibração da qual estamos sujeitos, isso é fato, mas a persistência e  fé, além do amor, está acima de qualquer coisa, não aceitem as condições  desfavoráveis e nem se acomode com os problemas, você, e somente você, é  capaz de mudar o seu Mundo, o orixá é apenas um presente Divino para  que com a ajuda dele, você possa crescer como ser humano.
Xangô é justiça, devo ser justo, é minha obrigação  atuar com justiça para fazer jus à Luz da qual eu vim, do conhecimento  ao qual acumulei em minhas existências, devo estimular a  intelectualidade, até a inteligência se expande, não é limitada e nem  destinada, devo aprender para talvez passar para as pessoas, Xangô tem  certa influência sobre os dons da cura, portanto, devo ser um médium que  procura visar o bem estar físico e mental do próximo, Xangô influencia  também o meio acadêmico, devo ter didática para o pouco que eu sei,  poder instruir aqueles que iniciam sua jornada evolutiva, e assim por  diante.
Sinta quais são as qualidades que você foi  presenteado pra essa sua existência, sinta o porque você recebeu como  energia, como vibração, tal Orixá, faça jus às qualidades das quais você  veio para a Terra, cresça, torne-se a imagem dessa vibração nativa e  tudo o for ruim, supere para que “positive” essa sua vibração e que você  galgue mais um degrau nas escadas da Evolução. 
Neófito da Luz


Nenhum comentário:
Postar um comentário