Seguidores

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Hoje é Dia de São Crispim e São Crispiniano - 25 de Outubro - Salve as Crianças!



Crispim eCrispiniano eram irmãos de origem romana. Cresceram juntos e converteram-se aocristianismo na adolescência. Ganhando a vida no oficio de sapateiro, erammuito populares, caridosos, e pregavam com ardor a fé que abraçaram. Quando aperseguição aos cristãos ficou mais insistente, os dois foram para a Gália,atual França.

As tradiçõesseculares contam que, durante a fuga, na noite de Natal, os irmãos Crispim eCrispiniano batiam nas portas buscando refúgio, mas ninguém os atendia.Finalmente, foram abrigados por uma pobre viúva que vivia com um filho.Agradecidos a Deus, quiseram recompensá-la fazendo um novo par de sapatos parao rapazinho.

Trabalharamrápido e deixaram o presente perto da lareira. Mas antes de partir, enquantotodos ainda dormiam, Crispim e Crispiniano rezaram pedindo amparo daProvidência Divina para aquela viúva e o filho. Ao amanhecer, viram que os doistinham desaparecido e encontraram o par de sapatos cheio de moedas.

Quandoalcançaram o território francês, os dois irmãos estabeleceram-se na cidade deSoissons. Lá, seguiram uma rotina de dupla jornada, isto é, de dia erammissionários e à noite, em vez de dormir, trabalhavam numa oficina de calçadospara sustentar-se e continuar fazendo caridade aos pobres. Quando a cruelperseguição imposta por Roma chegou a Soissons, era época do imperadorDiocleciano e a Gália estava sob o governo de Rictiovaro. Os dois irmãos foramacusados e presos. Seus carrascos os torturaram até o limite, exigindo queabandonassem publicamente a fé cristã. Como não o fizeram, foram friamentedegolados, ganhando a coroa do martírio.

O Martírio lógicoRomano registra que as relíquias dos corpos desses dois nobres romanos mártiresestavam sepultadas na belíssima igreja de Soissons, construída no século VI.Depois, parte delas foi transportada para Roma, onde foram guardadas na igrejade São Lourenço da via Panisperna.

A Igrejacelebra os santos Crispim e Crispiniano como padroeiros dos sapateiros no dia 25de outubro. Essa profissão, uma das mais antigas da humanidade, era muitodiscriminada, por estar sempre associada ao trabalho dos curtidores ecarniceiros. Mas o cristianismo mudou a visão e ela foi resgatada graças aosurgimento dos dois santos sapateiros, chamados de mártires franceses.

Oração a SãoCrispim e Crispiniano

Oh!Deus, que com tão inefável bondade inspirastes a vossos fiéis servos Crispim eCrispiniano a renúncia dos bens terrenos e o amor das espirituais delícias, ohorror das mundanas vaidades e os encantos da eterna bem-aventurança, odesprezo das galas transitórias e gosto dos trabalhos humildes, concedei-nos,pela intercessão destes ilustres Mártires a graça da verdadeira sabedoria,desprezando tudo o que é efêmero e caduco para amarmos somente o que é salutare eterna.
Evós ínclitos Patronos, que tão heroicamente empenhastes a vossa vida para atearna terra o amor de Jesus, intercedei por nós, para que seguindo o vosso exemplopossamos honrar sempre o nome cristão.
PorJesus Cristo Senhor Nosso. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...