Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Os Mentores de Cura



Quem São osMentores de Cura?
Os mentoresde cura trabalham em diversas religiões, inclusive na Umbanda. São muitodiscretos em sua forma de se apresentar e trabalhar, e estas formas mudam deacordo com a religião ou local em que irão atuar. São espíritos de grandeconhecimento, seriedade e elevação espiritual. Alguns deles não demonstrammuito sentimento mas mesmo assim têm muita vontade de ajudar ao próximo, com otempo tedem a evoluir também para um sentimento maior de amor ao próximo.

Sãoextremamente práticos, não aceitando conversas banais ou ficar se estendendo aassuntos que vão além de sua competência ou nos quais não podem interferir,pois não são guias de consulta no sentido ao qual estamos habituados naUmbanda.

Para se teruma idéia melhor, sua consulta seria o pólo oposto à consulta com um PretoVelho. Normalmente os pretos velhos dão consultas longas, cheias deensinamentos de histórias, apelando bem para o lado emocional. Já os Mentoresde Cura, se dirigem ao raciocínio, buscam fazer o encarnado compreender bem ascausas de suas enfermidades e a necessidade de mudança nessas causas, bem comoa necessidade de seguirem à risca os tratamentos indicados. Quando precisampassar algum ensinamento o fazem em frases curtas e cheias de significado,daquelas que dão margem à longas meditações.

Sãoespíritos que quando encarnados foram: Médicos, Enfermeiros, Boticários,Orientais (que exercem sua própria medicina desde bem antes das civilizaçõesocidentais), Religiosos (monges, freis, padres, freiras, etc.), ou exerceramqualquer outra atividade ligada a cura das enfermidades dos seres humanos, sejapor métodos físicos, científicos ou espirituais.

Métodos deTrabalho
Cada guiatem sua forma de restituir a saúde aos encarnados, normalmente se utilizam demeios dos quais já se utilizavam quando encarnados, mas de forma muito maiseficiente, pois após chegarem ao plano espiritual puderam aprimorar taisconhecimentos. Além disso esses espíritos aprenderam a desenvolver a visãoespiritual, através da qual podem fazer uma melhor anamnese (diagnóstico) dosmales do corpo e da alma.

Aliados aosseus próprios métodos individuais eles se utilizam de tratamentos feitos pelasequipes espirituais ou ministrados pelos encarnados com auxílio do planoespiritual.

Alguns delessão:

CirurgiaEspiritual
É realizadapelo mentor de cura incorporado ao médium. E envolve a manipulação do corpofísico através das mãos do médium, podendo ou não haver a utilização de meioscirúrgicos elementares (cortes, punções, raspagens, etc…). O maiorrepresentante deste método de trabalho no Brasil é o espírito do Dr. Fritz, maseste método é utilizado em diversas culturas e religiões.

CirurgiaPerispiritual
É realizadadiretamente no perispírito do paciente, com ou sem a colaboração de um médiumpresente, costuma ser realizada por uma equipe espiritual designadaespecificamente para cada caso e ser feita em dia e horário pré determidados.

VisitaEspiritual
É realizadapor uma equipe espiritual, que visita o paciente no local onde ele estiverrepousando, também com um dia e hora predeterminados. Na visita, darão passes,farão orações, etc…

Cromoterapia
É indicadapelos mentores de cura e aplicada por médiúns que conheçam o método deaplicação. Atua no corpo físico e no duplo etérico. Muito utilizado para malesde origem emocional.

Fluidoterapia
É indicadapelos mentores de cura e aplicada por médiúns que conheçam o método deaplicação. Atua no corpo físico e no perispírito.

Reiki
É indicadapelos mentores de cura e aplicada por médiúns que conheçam o método deaplicação. Atua no corpo físico e no duplo etérico. Muito utilizada para malesde origem emocional ou psíquica e para realinhamento de chacras.

Homeopatia
Indicada ereceitada pelos mentores espirituais. As fórmulas são feitas normalmente porlaboratório de manipulação homeopáticos. E devem ser tomados de acordo com odeterminado.

Outros
Fora estestratamentos, também podem ser utilizados, florais de Bach, cristaloterapia,chás, aromaterapia, acumpuntura, do-in, etc…

Em algunscasos os guias também indicam dietas, alimentos a serem evitados ou ingeridospara melhoria da saúde geral.

OBS: Para omomento da visita espiritual e cirurgia espiritual: O paciente deverá vestir-see deitar-se com roupas claras (de preferência branca); ficar num ambientecalmo, com pouca luz e colocar ao lado um copo d’água para ser bebida após otratamento.

Após avisita e a cirurgia, o paciente deverá manter-se em abstenção por mais 6 horas,para que a energia doada seja melhor absorvida.

Comointeragem com os médiuns

Incorporação
É muitosutil e dificilmente inconsciente a incorporação dos mentores de cura. Muitasvezes atuam apenas na fala e só assumem o controle motor quando necessário.

Intuição
Algunsmentores trabalham com seus médiuns apenas pela via intuitiva, indicando asprovidências a tomar e tratamentos. Neste caso, é necessário um grandeequilíbrio e desenvolvimento do médium, para que o mesmo não atrabalhe nasindicações dadas pelo mentor.

Psicografia(Receitistas)
Funciona damesma forma que a psicografia comum, mas os espíritos comunicantes costumampsicografar receitas de tratamentos e medicamentos (que em alguns casos podematé mesmo ser da medicina comum).

EquipesEspirituais

Cirúrgicas
São formadasda mesma forma que as equipes cirúrgicas do plano material, compostas decirurgião, assistente, anestesista, instrumentista, enfermeiros, etc… Apenasdiferem no que se refere aos instrumentos e tecnologia utilizados. Incluindotambém a aplicação de passes e energias associados a intervenção cirúrgica.

De Oração
Formadasnormalmente por espíritos religiosos, acostumados às preces quando encarnados.Estas equipes se reúnem junto ao paciente em uma corrente de orações comfinalidade de equilibrar o mental e emocional do paciente e também de buscarenergias dos planos superiores. Como efeito adicional, a prece tende a elevar aenergia gelal do ambiente onde está o paciente, assim como dos encarnados queestam atuando junto ao mesmo.

De Proteção
Quando o malfísico está associado a interferência de espíritos inferiores, essas equipesfazem a proteção do paciente, enquanto o mesmo é tratado nas cirurgias ouvisitas, ou enquanto está seguindo as recomendações indicadas pelos mentores decura.

De Passes(passe espiritual)
Seu trabalhoé realizado em sua maior parte durante as sessões de cura e durante as visitasespirituais. Dando passes no paciente, nos assistentes e nos médiuns; antes,durante e após a sessão.

De Apoio
Estasequipes atuam levantando o histórico do paciente diretamente no seu campomental, preparando-o através da intuição para a consulta, estimulando-o atravésdo pensamento a reeducar hábitos nocivos, a mudar as situações que estejamprejudicando a própria saúde, inspirando-os força de vontade para continuar ostratamentos e seguir as recomendações e dietas.

O que curame o que não curam

MalesFísicos
A maiorparte dos males físicos de que os encarnados sofrem, são causados pelos maushábitos, vícios e má alimentação. Os mentores nestes casos se utilizam dasdiversas terapias para a cura mas principalmente esclarecem ao encarnado quantoa órigem de tais males, sugerindo dietas, o abandono ou diminuição dos vícios emudança de hábitos. Nestes casos a cura definitiva só pode ser obtida com aplena conscientização do paciente e com a sua força de vontate e compromisso naobtenção do equilíbrio orgânico.

MalesMentais
Parte dosmales mentais (depressão, angústia, apatia) são causados por obsessores, mas amaior parte deles tem por origem a própria atitude mental do paciente.Pensamentos negativos atraem energias negativas, que quando se tornamconstantes e intensas podem se materializar no corpo físico na forma dedoenças. Males como: úlceras, enxaquecas, hipertensão, problemas cardíacos, eaté mesmo algumas formas de câncer podem ser provocados pela mente do pacinte,quando esta se encontra tomada por pensamentos negativos.Também neste caso osmentores além de indicarem os tratamentos apropriados, esclarecem ao pacientequanto a necessidade de mudar a atmosfera mental, com objetivo de não ficaratraindo continuamente energias desequilibrantes, costumam também sugerirpasseios por locais da natureza e o hábito da prece como forma de atrairenergias novas e regeneradoras.

MalesKármicos
Os maleskármicos se caracterizam por doenças incuráveis (fatais ou não) tanto pelamedicina alternativa, quanto por terapias alternativas ou por meiosespirituais. Nestes casos o tratamento visa o alívio do paciente ou ampará-loemocionalmente para que sua atitude mental não tome o rumo da revolta ou dodesespero.

As doençaskarmicas são males que escolhemos antes de encarnar como forma de resgatarmoserros passados. Típicos males kármicos são: Cegueira de nascença, mudez,Idiotia, Eplepsia, Sindrome de Down, Más-Formações do corpo físico, etc. Namaior parte são males de nascença, embora algumas doenças possam ter sido“programadas” para surgir em determinada época da encarnação.
Nestes casos os mentores não podem (e nem deveriam) curar o corpo, pois atravésdo padecimento deste é que o espírito está resgatando suas faltas e aprendendovaliosas lições para sua evolução e crescimento.

MalesEspirituais
São aquelescausados pela atuação dos espíritos (obsessores, vampirizadores, etc.) e que serefletem no corpo físico. Nestes casos os mentores cuidam do corpo físicoenquanto o paciente é tratado também em sessões de desobsessão, descarrego,etc.
Ou seja os mentores com as terapias à seu alcance minimizam e atenuam os malescausados ao corpo físico enquanto o paciente é tratado na origem espiritual domal de que sofre.

Quando opaciente se vê livre da presença espiritual nociva, os mentores costumam aindacontinuar com os tratamentos visando reparar os males que já haviam sidocausados ao organismo, até que ele retorne ao seu equilíbrio.

A Sessão deCura (O visível e o Invisível)

Os Pacientes
O pacientedeverá abster-se de bebidas alcoólicas, café, cigarro, carnes de origem animale sexo, 24 horas antes da consulta, da visita e da cirurgia espiritual.

A Preparação
Muito tempoantes dos portões da casa espiritual se abrirem ou dos médiuns chegarem, oambiente destinado aos tratamentos já está sendo limpo e preparado.
Os procedimentos começam com o isolamento da casa que é cercada por equipes devigilantes espirituais (os exus), que impedem a entrada de espíritosperturbadores e fazem a limpeza fluídica dos encarnados que chegam. Caso sejanessessário, podem provocar até mesmo um mal estar ou utra situação de forma aafastar as pessoas que venham a casa espiritual com má intenção ou envolta emfluidos que possam perturbar os trabalhos.

Logo após seprocede a limpeza do ambiente interno da casa e em seguida há uma energizaçãodo ambiente. Em paralelo a isto, alguns espíritos trazem até o ambiente algunsfluidos extraídos da natureza, para serem utilizados posteriormente notratamento dos pacientes.

Em seguida aisso vão chegando a casa os mentores com suas equipes de trabalho de forma a sereunirem e fazerem o planejamento dos trabalhos a serem executados.

Fora da casaespiritual, os médiuns que irão ser veículo dos mentores, devem estar sepreparando física e mentalmente para os trabalhos, e já estão sendomagnetizados e preparados pelo plano espiritual de forma a terem maior sintoniacom os mentores.

Quando osmédiuns chegam à casa, continuam sendo preparados pelas equipes espirituais. Eenquanto cuidam do ritual (incensos, cristais, velas, etc.) vão entrando emsintonia com o plano espiritual. A preparação termina com a prece de abertura,onde o pensamento dos encarnados e desencarnados se une numa súplica ao DivinoMédico para que ele interceda por todos.

Após isso osmentores de cura se manifestam e dão sua mensagem indvidual para o início dostrabalhos.

A Mesa
A mesa dasessão de cura é composta por 3 ou 4 médiuns que devem se manter emconcentração/oração durante todo o tempo em que estiverem compondo a mesa, e sódevem romper a concentração após a partida de todos mentores que estiveremtrabalhando.

A mesafunciona como um ponto focal de energias, é através da mesa que chegam asenergias e ordens de mais alto e são distribuídas às equipes. Por ser um localonde existe alta concentração/oração é o ponto para onde convergem as energiasmais puras e mais sublimes da sessão de cura. Eventualmente, podem semanifestar à mesa algum mentor de cura, ou algum dos médiuns pode ser utilizadoem alguma psicografia (por isso mesmo é interessante manter lápis e papel ámesa).

Na mesatambém fica a água a ser fluidificada e o nome de algumas pessoas que receberãoirradiação.

Os Médiuns
Os médiunsque não estiverem trabalhando com seus mentores, compondo a mesa ou atuandocomo cambones dos mentores devem manter o silêncio a concentração e a oração.

Devemutilizar esse momento para permitir que seus próprios mentores os preparem parafuturamente trabalharem com eles. E ter também consciência de que toda aenergia positiva que estiverem atraindo para os trabalhos de cura através desua concentração/oração estará sendo amplamente utilizada pelos mentores epelas equipes de cura para levar a caridade a todos os que estiverem sendotratados.

OEncerramento
Noencerramento, os mentores de cura dão suas mensagens finais e partem. Nestemomento os médiuns que compõem a mesa também podem romper a concentração. Todosos médiuns tomam da àgua fluidificada que está na mesa. E caso o dirigentejulgue conveniente, pode efetuar a leitura de alguma mensagem que porventuratenha sido psicografada.

No planoespiritual, o trabalho ainda continua, com distribuição de serviço entre asequipes espirituais. Somente após a saída de todos os médiuns e com oencerramento dos trabalhos de cura no plano espiritual é que a corrente dosvigilantes (exus) se desfaz, embora a casa continue sendo vigiada, apenas nãode forma tão ostensiva.

Retirado da Apostila do Curso de Umbanda da Sociedade Espiritualista MataVirgem


Assista o Vídeo: 

Um comentário:

  1. Muito Bom, Edificante a postagem.
    Paz e Bençãos de Oxalá a todos!
    Saravá!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...