Seguidores

sábado, 14 de maio de 2011

Espiritualismo Universalista



A cada dia, mais pessoas encontram uma maneira de vivenciar a experiência espiritual, livres do dogmatismo, do sectarismo e até mesmo da religião.
Muitos desses ao serem indagados a respeito de qual é a sua religião, respondem; sou espiritualista.
E quem é ou o que é o espiritualista?
O espiritualista é aquele que, tendo observado o fato de que as religiões até hoje proporcionaram mais males do que o bem, que o seu discurso não está de acordo com a sua ação exemplar, ou seja, que a religião incentivou e fomentou a discórdia, guerras, preconceitos, violência, a separação entre os povos, a diferenciação entre iguais, a exploração do homem pelo homem entre tantas outras "desgraças" e, no entanto, observou também que há no cerne da mensagem espiritual algo em comum, entre todas as religiões que é a mensagem do amor ao próximo, da fraternidade universal, da reforma íntima, da evolução do individuo e da sociedade, da purificação da mente, da compaixão, entre outras coisas e escolheu extrair de todas as tradições e ensinamento aquilo que ao seu ver é aproveitável e decidiu colocar em prática na sua vida, no seu cotidiano.
O espiritualista é aquele que abre mão do julgamento e busca a compreensão, abre mão da discussão vazia e teórica e busca vivenciar a verdade através da experiência do seu dia a dia, é aquele que prefere estar em paz com o seu semelhante do que vencer uma contenda, é aquele que vê no conhecimento espiritual não uma arma para ser melhor que o seu semelhante, mas uma ferramenta para ajudar a si mesmo e todas a sua volta, é aquele que não crê num deus vingativo, num deus imperfeito que se arrepende de suas ações, num deus de julgamento implacável revestido do poder de juiz para julgar, condenar ou absorver àqueles que Ele mesmo deu vida, mas crê sim num Deus transcendental que possa ser vivenciado, conhecido  ou simplesmente crê numa força universal ao qual alguns espiritualistas nem mesmo chamam de Deus.
A espiritualidade significa liberdade, respeito, expansão da consciência, mente aberta, confiança, alegria, gentileza, paciência, tolerância, honestidade, philos, ágape, etc.
O espiritualista não terá a atitude de proselitismo ou seja, não é o do seu interesse convencer ninguém de suas idéias, não pretende remover ninguém da sua religião, ouvirá com respeito a todos, sejam religiosos ou não, o espiritualista terá uma atitude humanista perante todo e qualquer indivíduo e viverá conforme as orientações da sua própria consciência, da sua intuição, da sua razão, ou seja, da sua voz interior.
A religião não salva ninguém! É a verdade que pode ser experimentada e vivida na prática diária é que conduz o ser a libertação, só esta verdade nos libertará, não a verdade teológica.
O fato de participar  ou não de uma religião não significa que o espiritualista será um ser isolado (vivendo somente dentro de um meio ou vivendo só), muito pelo contrário, ele está ao meio do convívio humano, seja profissional, familiar, político, de ação social, nas sociedades fraternas, onde quer que ele estiver, procurará estar vigilante, ensinará e aprenderá através do exemplo, da atitude calma e pacífica, através da ajuda desinteressada, buscará vivenciar aquilo que há de mais profundo dentro de si e entrará em contato com aquilo que há de mais profundo em seu semelhante.
O espiritualismo universalista não é uma doutrina, não é meu interesse sistematizá-la, é sobretudo uma atitude, daquele que busca apreciar todas as jóias do pensamento, presente em todas as tradições, todos os povos, todas as épocas, todas as religiões e toda a busca humana por sabedoria, conhecimento, compreensão, união e paz, no intuito de realizar transformações em si mesmo, mudando o mundo através da sua própria visão, em sua própria mente.
A todos os meus irmãos espiritualistas de todo o mundo! Ouçam o chamado! O chamado que vem de dentro de todos nós, que pede para deixarmos de lado as discussões estéreis, as ideologias vazias, o mundo já está abarrotado de livros, filosofias, teorias, que possuem o seu valor, isto é indubitável, mas é de suma importância vivenciar a espiritualidade em nosso dia a dia, em nossos atos, e que possamos através desta transformação interior, ajudar o mundo a passar pela transformação coletiva, humanizando a terra, sensibilizando o ser, para que um dia uma cultura de paz, possa se consolidar através da paz ativa dos homens de boa vontade!

Paz, Força e Alegria!

Fonte: http://dedentrodamatrix.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...