Seguidores

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hoje é Dia de Preto Velho! 13 de Maio. Adorei as Almas!


Meus Irmãos a Rede Globo Fez Uma Homenagem aos Pretos Velhos
É curta e rápida, mas se levarmos em consideração
O custo e audiência desta emissora
Então podemos nos sentir gratos
E homenageados.

Em tempos de tanto preconceito e discriminação
É preciso dar valor ao que vem de bom
E a quem de alguma forma colabora
Na divulgação de nossos valores
Prestigiem toda ação em
Favor de nossos
Valores...


Hoje comemoramos o Povo da Umbanda mais Sábio e Humilde. Festejamos hoje o Dia dos Pretos Velhos e as Pretas Velhas. E em virtude desta homenagem, segue essa reflexão:
Assim, em homenagem a essas entidades, vamos refletir, pensar sobre o que é ser humilde, como combater em nós o orgulho e a vaidade. Percebermos que a caridade e o exercício mediúnico são incompatíveis com o orgulho e com a vaidade. E tentarmos medir nossas ações, pensamentos e falas e buscar neles como ainda nos falta humildade.
O orgulhoso nada aprende, pois sabe tudo, nada escuta, pois sempre tem o que falar. Ao olharmos para um preto-velho sentado no toco, ele escuta, caridosamente tudo, e depois fala pouco, e ainda agradece pela oportunidade que a pessoa deu a ele por estar ali naquele momento. E sempre vejo os Pretos Velhos, dizerem que aprendem coisas, pois cada pessoa age de uma forma diferente diante da mesma situação, e com elas eles, nossos Velhinhos, aprendem mais uma maneira de lidar e as vezes de como não lidar com as dificuldades.
Vejo nos Pretos Velhos a ajuda desinteressada, já que humilde são suas condutas e sua personalidade, pois quando fazemos nosso trabalho espiritual na ânsia de sermos reconhecidos, agradecidos, etc, agimos por orgulho e por vaidade e não por amor desinteressado e incondicional. Ou seja, a caridade verdadeira só pode ser praticada por corações humildes.
Insisto com todos os irmãos de nossa seara Umbandista essa lição do Pai Tobias, diz esse sábio ancestral negro:
"Filho aqui agimos movidos pelo amor, pela caridade, por isso não sei se o que a pessoa me pede será atendido, não sei se será curada, se arrumará emprego, ou um bom companheiro ou companheira, pois quem opera as graças são os Orixás, e assim somente a vontade Divina é quem dá o resultado dos pedidos, a mim cabe atuar com amor, fazer tudo o que estiver ao meu alcance com muito carinho e atenção, não medir meus esforços e minhas energias para que a pessoa sinta meu amor por ela, e perceba que tudo tentarei, mas sempre falo que quem faz é Deus, sou apenas um instrumento Dele. Ou seja, nunca ofertamos resultados, pois eles são decisões de Deus, ofertamos amor. assim não espero obrigado, pois o que eu ofereço a eles é apenas o meu trabalho, quando conseguirem devem agradecer a Deus, aos Orixás, pois eles é que realizaram o pedido."
Amar desinteressadamente, doar de verdade sua energia e seu trabalho, e ainda entender que está aprendendo, e não ensinando. Todos aprendem com eles, os pretos-velhos, todos recebemos sua ajuda, mas nunca nos sentimos humilhados ou inferiorizados quando nos ajudam, pois o fazem de uma forma tão humilde e desinteressada, que sua ajuda nunca nos oprime. Quando ajudamos com orgulho, aquele que recebeu ajuda se sente constrangido, em débito. No fim será que realmente ajudamos?
Enfim, ser humilde não é se humilhar, não é se felicitar, não é não gozar das coisas da vida, ser humilde é um estado permanente das almas evoluídas e que devemos cultivar, pois como tudo que é verdadeiro, ela precisará enraizar, brotar e dar frutos, e para que isso aconteça, só precisamos semear. Quem sabe o dia do plantio não coincide com esta semana? Todos gozarão de benefícios incalculáveis com isso, mas com certeza os médiuns, trabalhadores da seara umbandistas não são mais convidados a este plantio, somos todos convocados, pois nada pior ao médium que o orgulho.
Saravá os Pretos-velhos
E por favor meu Pai, meu Avô, minha Mãe, minha Vó, meu Vô, minhas Tias e Tios, maneiras que chamamos os prestos-velhos, ajudem-nos a conquistar a humildade, vencendo o orgulho e a vaidade.

Adorei as Almas, Adorei as Almas louvadas e benditas da Umbanda.
Amo a todos vocês, me... Paz!


Fonte: http://www.paitobias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...