Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Hoje é Dia da África - Dia 25 de Maio - Salve África!


Hoje é o dia da África e acredito que nós, pertencentes a uma religião que tem fortes influências africanas, não podemos deixar de falar um pouquinho sobre este dia e sobre este continente encantador, misterioso e onde a ancestralidade tem enorme valor.
No Brasil a escravidão durou pouco mais de 380 anos e neste período cerca de 4 milhões de negros foram trazidos ao país. Junto com eles vieram também a cultura, os dialetos,  a crença e a sabedoria deste povo que influenciou bem mais que a cor da nossa pele, mas influenciou também nossos costumes, as palavras que falamos, a comida que comemos, os remédios que preparamos e a religião que cultuamos.
Na nossa Umbanda a influência direta dos africanos está nos Orixás e em toda a energia e força que representam; está na magia que cura, que faz chover, que traz a caça e que afasta o mal; está no dendê que protege, que ativa, que queima, que revela e que tempera; está no obi e no orobô que fazem parte de nossos ritos fortalecendo, energizando e ligando o ori ao Orixá; está no atabaque que cura, que realiza, que impulsiona e faz vibrar nosso corpo e nossa alma, cada repique é um chamado, é um Orixá cobrindo seu filho de axé, é o acalento dos corações aflitos que ouvem a voz da esperança e o grito do Ancestral. É, a influência negra está em nossos corações e prova disso está no aquecer do peito, nas lagrimas que escorrem por nossos rostos e no sorriso estampado em nossa face ao falarmos com um Preto Velho.
Poucas pessoas conhecem a grandiosidade que é o continente africano, pois saibam que a África tem cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados cobrindo 20,3% da área total da Terra e mais de 800 milhões de habitantes em 57 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo. Possui cerca de 1500 idiomas locais, regionais e nacionais, sendo as vinculadas com as nações europeias reconhecidas como oficiais.
O continente africano, além de ser o berço da humanidade, é também o das civilizações. Foi na África que ocorreu a primeira revolução tecnológica da humanidade, a passagem de caçador e coletor de frutos e raízes para a agricultura e pecuária. A agricultura africana, no vale do rio Nilo, tem cerca de 18 mil anos e, por isso, é duas vezes mais antiga que no sudoeste asiático. A pecuária apareceu há 15 mil anos.
As diferentes etnias africanas utilizaram-se de veículos diversos para propagar seu saber, mas um grande número delas optou pela transmissão oral, uma de suas marcas culturais. No entanto, as populações africanas presentes nos limites do deserto do Saara e do Sudão legaram a escrita à humanidade. Comprovou-se que todo o conhecimento científico, religioso e filosófico da Grécia antiga teve origem no Egito. Elisa Nascimento, autora do livro “Lutas africanas no mundo e nas Américas”, informa que Sócrates, Platão, Tales de Mileto, Anaxágoras e Aristóteles estudaram com sábios africanos. O saque empreendido no continente africano e a destruição da biblioteca de Alexandria encobrem um processo de apagamento e descrédito dos conhecimentos africanos tornando-os exóticos, místicos e míticos.
A técnica de cesariana foi encontrada no Mali e no Egito cerca de 4600 anos atras onde já se fazia a cirurgia para retirar tumores cerebrais, detinham também o conhecimento acerca da vacinação e farmacologia. Isso mostra que as técnicas médica e terapêuticas africanas não estavam voltadas somente para o mundo mágico, mas para conhecimento científico e observação atenta do paciente.
A astronomia era também uma área a grande conhecimento dos africanos. Há dados que informam que eles conheciam, 5 ou 7 séculos antes da Era Cristã, o sistema solar , a Via Láctea com sua estrutura espiral, as luas de Júpiter e os anéis de Saturno. Já compreendiam que o universo é habitado por milhões de estrelas e que a Lua, deserta e inabitada reflete a luz do Sol à noite.
A matemática, a geometria e a engenharia são parte do conhecimento antigo africano e as pirâmides do Egito, por exemplo, revelam isso em sua grandiosidade, formato projetado para durar e angulações perfeitas. Os yorubás também detinham um conhecimento matemático tradicional, baseado em múltiplos de 20.
Não tem como não se orgulhar desse povo, não tem como negar o sangue negro correndo em nossas veias, em nossa crença e cultura, pulsando Amor, Tolerância, Força e Coragem, atributos nada mais e nada menos que fundamentais para todo umbandista.
Foi em 25 de maio de 1963 que chefes de estados africanos, reunidos em Assis Abeba, na Etiópia, proclamaram a Organização da Unidade Africana (OUA) com o objetivo de libertar o continente das garras do colonialismo e do Apartheid. Em 2002, a OUA deu lugar à atual União Africana. Nesta data, nos 53 países independentes são realizadas atividades desportivas, culturais, conferências, exposições de arte e desfiles para comemorar o Dia da África.
E nós, é claro, comemoramos também!

Um feliz Dia da África a todos! E muito Axé !

Escrito por Mãe Mônica Caraccio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...