Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Roupa Branca na Umbanda



A cor branca navestimenta dos médiuns.

Dentre os princípiosda Umbanda, um dos elementos de grande significância e fundamento, é o uso daroupa branca. A cor branca é um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade jáutilizados.

A roupa brancatransmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outrosvalores de elevada estirpe. A cor branca contem dentro de si todas as demaiscores existentes. Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, poistemos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendoque Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixásrestantes. A roupa branca usada pelos médiuns, não dará oportunidade às pessoasque adentram um terreiro, etc. de saber qual o nível social, cultural, intelectualdos médiuns que fazem parte do mesmo, pois o branco significa IGUALDADE. Essaroupa branca, é a vestimenta para a qual devemos dispensar muito carinho ecuidado. Devem ser conservadas limpas, bem cuidadas, devem estar sempre longedo contato direto com as forças deletérias, devem estar dentro do vestiário doterreiro ou em casa sendo lavadas. Quando essas roupas ficam velhas, estragadas,jamais deve-se jogar fora ou dar, deverá ser despachada, pois trata-se de uminstrumento de trabalho do médium. Nunca se deve vir vestido de casa, e sim,vestir suas roupas brancas, pois se você vai trabalhar sem o banho e com roupasque andou pelas ruas, tento o médium quanto as roupas estão impregnados decargas fluidico-magnéticas negativas, que por conseguinte interferem no campo áuricoe perispiritual do médium. Portanto, tomar o banho e vestir as roupas brancas éde grande importância. Além disso, o branco é uma cor relaxante, que induz opsiquismo à calma e à tranquilidade.

Em 16 de novembro de1908, data da anunciação da Umbanda no plano físico e também ocasião em que foifundado o primeiro templo de Umbanda, Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade,o espírito Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade anunciadora da novareligião, ao fixar as bases e diretrizes do segmento religioso, expôs, dentreoutras coisas, que todos os sacerdotes (médiuns) utilizariam roupas brancas.Mas, por quê? Teria sido uma orientação aleatória, ou o reflexo de um profundoconhecimento mítico, místico, científico e religioso da cor branca? No decorrerde toda a história da Humanidade, a cor branca aparece como um dos maioressímbolos de unidade e fraternidade já utilizados. Nas antigas ordens religiosasdo continente asiático, encontramos a citada cor como representação de elevadasabedoria e alto grau de espiritualidade superior. As ordens iniciáticasutilizavam insígnias de cor branca; os brâmanes tinham como símbolo o Branco,que se exteriorizava em seus vestuário e estandartes. Os antigos druidas tinhamna cor branca um de seus principais elos do material para o espiritual, dotangível para o intangível. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assimchamados porque utilizavam a magia para fins positivos, e também porque suasvestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos. O próprioCristo Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecidobranco nas peregrinações e pregações que fazia. Nas guerras, quando osadversários, oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam decomportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem acontenda, o que faziam? Desfraldavam bandeiras brancas! O que falar então dovestuário dos profissionais das diversas áreas de saúde. Médicos, enfermeiros,dentistas etc., todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Porquê? Porque a roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, pazespiritual, serenidade e outros valores de elevada estirpe. Se não bastassetudo o que foi dito até agora, vamos encontrar a razão científica do uso da corbranca na Umbanda através das pesquisas de Isaac Newton. Este grande cientistado século XVII provou que a cor branca contém dentro de si todas as demaiscores existentes. Portanto, a cor branca tem sua razão de ser na Umbanda, poistemos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendoque Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixásrestantes. Assim como a cor branca contém dentro de si todas as demais cores, aIrradiação de Oxalá contém dentro de sua estrutura cósmico-astral todas asdemais irradiações (Oxossi, Ogum, Xangô, etc.).

A implantação destacor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada emseguro e inequívoco conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda.

Que Oxalá nosabençoem sempre!!!

Por  Léo Del Pezzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...