Seguidores

sábado, 24 de julho de 2010

Falando Sobre Umbanda

Falar sobre Umbanda parece fácil, mas não é pois a Umbanda tem uma sistemática própria, é uma ciência independente e complexa, embora na Umbanda, a premissa seja de que quanto mais simples melhor.


Iniciamos portanto esclarecendo que a palavra Umbanda deriva de um mantra, AUM-BAN-DAN, que significa, CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS.
Umbanda é Filosofia, Ciência, Arte, Religião que unindo-se ao Amor e à Sabedoria, reúne todas estas áreas numa só força integrada.


Não existem registros por mais que os tenha buscado, que a Umbanda tenha existido em outro solo que não fosse o Brasileiro, portanto, podemos também dizer que a Umbanda é uma religião brasileira em suas origens.


A Umbanda tem o objetivo principal de RELIGAR o homem a Deus, trazer de volta para dentro da humanidade aquela parcela perdida por décadas de embrutecimento espiritual, despertar consciências sem agredi-las, para que se sintam mais felizes na pratica da fé e da caridade.


Por isso, as entidades que trabalham da Umbanda, sob a forma de Caboclos, Pretos Velhos e Crianças, trazem tanta sabedoria e paciência, na esperança de elevarem cada vez mais nossos espíritos combalidos.


Os Caboclos são símbolos da força e determinação, da força direcionada e usada de forma correta, trazem a sabedoria através do conselho e da elevação moral, e que hoje, utilizam uma forma mais simples para trazer sua mensagem e ajuda.
Os Pretos Velhos representam a sabedoria na forma de experiência, paciência e calma de quem viveu muito e muito tem a dizer, trazem os ensinamentos de humildade adquirida através de grandes provas e sofrimentos.
As crianças que representam a sabedoria simples, singela, meiga, a pureza de atitudes e sentimentos.


Através das formas tão comuns, os espíritos da Umbanda procuram direcionar seu trabalho, tornam-se formas fáceis de serem compreendidas e assimiladas pois estas formas nós mesmos as vivenciamos.


A Umbanda acredita e cultua uma única Divindade Suprema, Deus, Onipotente por Sua Suprema Vontade e poder, mas também Onipresente, porque está em todos os lugares através de suas hierarquias, e ainda Onisciente porque não há realidade que Ele não conheça, porque para Ele não há limites.


Assim como acreditamos em Deus, a Umbanda acredita na existência dos espíritos, dentre eles nós mesmos aqui encarnados. Acredita a Umbanda que o espírito não morre, é eterno, que não somos perfeitos, mas que através da fé e da prática da caridade pura, temos infinitas possibilidades de aperfeiçoamento, se assim o desejarmos.


Embora não sendo católica a Umbanda é cristã, pois tem Jesus Cristo como regente supremo, e o uso das imagens de santos católicos é apenas na tentativa de tornar concreto e palpável uma entidade que não conhecemos, e até mesmo, as imagens facilitam o entendimento daqueles que não conseguem imaginar um Ser Espiritual sem lhes atribuir uma forma humana.
A Umbanda tem ciência das sucessivas encarnações como forma de evolução dos seres espirituais viventes no planeta.

A idéia de que convivemos com outros planos de existência além do nosso Plano Físico, que nos fornece conhecimentos objetivos (que nos da o saber), comprovado pelos cinco sentidos objetivos, e através do Plano espiritual sabemos da existência de outros plano de evolução nos quais existem outras existências, das quais só temos um conhecimento subjetivo, fornecido pelo sentir, comprovado pelo sentido da intuição.


Devemos o mais rápido possível buscar o conhecimento que visa fazer uma integração entre o saber científico e o sentir natural do homem, de forma que venha a tirá-lo desta letargia e venha a integrar-se num futuro próximo em partes iguais, o saber objetivo com o sentir intuitivo.
Para conseguir isso deverá harmonizar-se com seus três sistemas vitais:físico, emocional e espiritual. Obtendo através da leitura, da meditação e da canalização com as entidades superiores que estão a espera para ajudar a todo aquele que precisar e solicitar ajuda.


Mas, é essencial sentir antes que saber, porque se nós não estamos sentindo as forças criadoras nos vários planos de existência e seu desenvolvimento, nós nunca poderemos comprová-las ou mesmo justifica-las, aproveita-las, desenvolve-las, dirigi-las ou intervir nelas, em benefício da nossa evolução para planos superiores, conseguindo com mais facilidade corrigir os nossos desvios e viver uma vida mais consciente, calma e segura, em outras palavras, alcançar o equilíbrio e a harmonia interior que todo ser deve almejar para continuar sua escalada evolutiva.


Os guias da Umbanda tem extrema afinidade e conhecimento das manipulações de elementos da natureza e processos magísticos, motivo pelo qual possuem toda uma variedade de recursos, como o uso do fumo, das velas, pontos riscados, guias, banhos, defumações, etc.
Muitas vezes esses fatores são vistos como um atraso religioso, mas na verdade escondem uma grande riqueza de conhecimento que transcendem o nosso alcance, a não ser que nos dediquemos a estudá-la, compreende-la e aceita-la na sua aparente simplicidade.


Um fator muito importante é que a Umbanda aceita todas as religiões, pois no seu entendimento tudo o que elevar a Deus com propriedade e de uma forma saudável, é como Ele, perfeito.
A Umbanda nada mais é que um retorno à simplicidade em cultuar a Deus, em aceita-Lo como algo do qual também fazemos parte pois somos a sua centelha divina, em vermos a manifestação dos espíritos, a manifestação dos nossos mentores espirituais, os nossos guias.


O ser humano é, por natureza, um ser religioso, na ausência de uma religião, tende a sentir-se vazio, desmotivado e fragilizado e, por isso, muitas vezes se entregam a vícios que o depreciam.
A religiosidade refreia os instintos e desperta nas pessoas a reflexão, pois as induz a pensar nas conseqüências de seus atos antes de cometê-los. A religiosidade significa a vivencia dos princípios Divinos que regem a criação desde que Deus deu origem a tudo e é religioso aquele que cultiva a fé em Deus, amor à Sua criação Divina, respeito por todas as criaturas e um sentimento de fraternidade permanente com seus semelhantes, não importando as diferenças e muito menos a religião que praticam, pois acima de tudo o segredo da fé incondicional é VIVENCIAR equilibradamente todos os momentos de nossa vida com harmonia.


Religião é a viga mestra de toda uma estrutura destinada a direcionar os seres e congrega-los em torno de Deus, que dá sustentação a todos nós.


Até os dias de hoje o homem procura uma resposta para a velha pergunta, QUEM É DEUS, e isso comprova que por mais sábio que seja o homem ou uma religião, jamais conseguirá penetrar em Seus Mistérios.
Mas na Umbanda descobrimos que Deus em Sua essência, é de simples compreensão, Ele não está inacessível, distante, ele tem morada dentro de nós, somos a sua centelha divina, vive aqui mesmo e aí podemos entender e compreender a Sua grandeza de uma maneira muito simples, Ele faz parte da sua família, é mais um membro quando você O ACEITA.


E assim, são também os nossos guias protetores, os guardiões da natureza,a vida se torna mais bela quando os aceitamos com extremoso amor, reconhecemos seus ensinamentos e os colocamos em prática no nosso dia a dia, pois de nada adianta dizer que se é um religioso se não praticarmos os ensinamento oferecidos por eles a começar pela família e alastrando-se por tudo e todos que nos cercam, isto dentro da Umbanda é ser CRISTÃO e respeitar a DEUS PAI, DEUS MÃE, DEUS FILHO, DEUS LUZ.


A Umbanda nos ensina, preparando-nos para a escalada, na senda do aperfeiçoamento espiritual (Escada Universal), isto quer dizer, ¨EVOLUÇÃO¨.
Buscamos na Umbanda conforto, iluminação, paz, equilíbrio, bem estar espiritual. Nas doutrinas umbandistas ouvimos a palavra de Deus, através das manifestações das entidades que buscam o burilamento (aperfeiçoamento) de nossas capacidades, de nossa espiritualidade, o comportamento correto, justo de nossas atitudes para conosco e para com os nossos semelhantes.


A Umbanda simples, sem misturas, transparente ensina o livre arbítrio, como usá-lo e como respeitar o dos outros; nos ensina a amar e respeitar nosso Deus Pai e que as entidades que manifestam-se em seus terreiros são divinos que buscam neste contato, realizarem em seus trabalhos caridosos através dos passes energéticos, aconselhamentos, orientações, a burilarem suas próprias evoluções espirituais.


Aprendemos com a Umbanda a cromoterapia, nas cores das guias, nas cores de suas vestimentas mesmo que simbolicamente só o branco é recomendado; para os estudiosos, o branco é a união das 7 cores.


Encontramos na numerologia: o nº 1, o Líder, o pioneiro, o início de tudo; o nº 2, a dualidade, o Pai e Mãe, o masculino e feminino, a matéria e o espírito; o nº 3 o Pai e a Mãe, portanto o Filho ( a criação) e assim sucessivamente, enfim, a construção do Universo na mais perfeita ordem.


Encontramos o REIKI nos trabalhos com os passes magnéticos emitidos pelas entidades através dos médiuns incorporados, a CURA PRÂNICA, TOQUE QUÂNTICO nas imantações de descarrego.


Desenvolvemos todo um etérico aí encontramos os ANJOS, anjos da guarda de cada ser. Não faça confusão, não tem nada a ver com as entidades (espíritos desencarnados) que incorporam nos médiuns. São seres divinos que se manifestam nos elementos naturais e tem o compromisso de também nos auxiliarem nesta existência terrena a prestarem seus serviços na Dimensão Cósmica e Fraternidade Branca também,assunto a ser tratado em Os Anjos Cabalísticos, em breve.


A Umbanda é Universal, tem suas raízes nas religiões indígenas, africanas e cristãs (cristianismo), mas incorporou conhecimentos religiosos universais pertencentes a muitas outras religiões.
A verdadeira Umbanda não ensina nem obriga a seus adeptos a idolatria (adoração de ídolos) e nem a Iconolatria (adoração de imagens), mas respeita o livre-arbítrio comportamental da fé e da crença de cada indivíduo.
Necessita de um altar com seus respectivos símbolos para demarcar o lugar sagrado para seus adeptos realizarem seus rituais e assim direcionarem suas rezas, suas orações, suas invocações.


A Umbanda reverencia a Deus, sem nunca esquecer que para chegar a Ele, necessitamos clamar ao Filho e depois aos outros divinos.
A religião Umbanda não é preconceituosa, não discrimina, não separa, apenas oportuniza a cada indivíduo buscar sintonizar-se, religar-se a Deus, alinhar-se, ajustando-se em sua essência real e absoluta a tomar uma postura correta, justa, nobre e rica diante do Universo.
O umbandista deve viver a sua religiosidade, acreditar em tudo, respeitar tudo e a todos com a humildade que é peculiar na premissa Umbandista, FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE.

Falar sobre a Umbanda por mais que se diga ainda ficará muito a se dizer, é um vasto caminho de aprendizado, quando alguém conseguir falar tudo ou pensar que falou tudo, ainda assim terá muito mais a falar, porque estamos constantemente aprendendo com nosso guias espirituais.


Em meu presente relato foi tudo o que aprendi e o que estou aprendendo e irei aprender muito mais. O que hoje posso dizer é que eu vivo, respiro, entendo, compreendo e aceito a minha Umbanda Universal, muito querida.
Até um breve encontro, onde continuarei a repassar aquilo que vivenciei até o dia de hoje.

Hoje agradeço a Umbanda e a Pai Benedito d'Angola por essa Espiritualização tão centrada que eu me encontro...

Que Deus abençoe a todos... Saravá Umbanda!!!


Denis Sant'Ana .'. \|/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...