
lansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos vícios.  Seus campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os  esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de  forma menos "emocional".
No comentário sobre o orixá Egunitá já abordamos nossa amada mãe lansã.  Logo, aqui seremos breves em nosso comentário sobre ela, que também foi  analisada no capitulo reservado ao orixá Ogum.
Como dissemos antes, lansã, em seu primeiro elemento, e ar e forma com  Ogum um par energético onde ele rege o pólo positivo e é passivo pois  suas irradiações magnéticas são retas. lansã é negativa e ativa, e suas  irradiações magnéticas são circulares ou espiraladas.
Observem que lansã se irradia de formas diferentes: é cósmica (ativa) e é  o orixá que ocupa o pólo negativo da linha elemental pura do ar, onde  polariza com Ogum. Já em seu segundo elemento ela polariza com Xangô, e  atua como o pólo ativo da linha da Justiça, que é uma das sete  irradiações divinas.
Na linha da Justiça, lansã é seu aspecto móvel e Xangô é seu aspecto  assentado ou imutável, pois ela atua na transformação dos seres através  de seus magnetismos negativos.
lansã aplica a Lei nos campos da Justiça e é extremamente ativa. Uma de  suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus  magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciência, para,  só então, redirecioná-lo numa outra linha de evolução, que o aquietará e  facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.
As energias irradiadas por lansã densificam o mental, diminuindo seu  magnetismo, e estimulam o emocional, acelerando suas vibrações.
Com isso, o ser se torna mais emotivo e mais facilmente é redirecionado.  Mas quando não é possível reconduzi-lo à linha reta da evolução, então  uma de suas sete intermediárias cósmicas, que atuam em seus aspectos  negativos, paralisam o ser e o retém em um dos campos de esgotamento  mental, emocional e energético, até que ele tenha sido esgotado de seu  negativismo e tenha descarregado todo o seu emocional desvirtuado e  viciado.
Nossa amada mãe Iansã possui vinte e uma lansãs intermediárias, que são  assim distribuídas:
Sete atuam junto aos pólos magnéticos irradiantes e auxiliam os orixás  regentes dos pólos positivos, onde entram como aplicadoras da Lei  segundo os princípios da Justiça Divina, recorrendo aos aspectos  positivos da orixá planetária Iansã.
Sete atuam junto aos pólos magnéticos absorventes e auxiliam os orixás  regentes dos pólos negativos, onde entram como aplicadoras da Lei  segundo seus princípios, recorrendo aos aspectos negativos da orixá  planetária Iansã.
Sete atuam nas faixas neutras das dimensões planetárias, onde, regidas  pelos princípios da Lei, ou direcionam os seres para as faixas  vibratórias positivas ou os direcionam para as faixas negativas.
Enfim, são vinte e uma orixás lansãs intermediárias aplicadoras da Lei  nas Sete Linhas de Umbanda.
Como seus campos preferenciais de atuação são os religiosos, não é de se  estranhar que nossa amada mãe lansã intermediária para a linha da Fé  nos campos do Tempo seja confundida com a própria Oiá, já que é ela quem  envia ao tempo os eguns fora-da-Lei no campo da religiosidade.
lansã do Tempo, não tenham dúvidas, tem um vasto campo de ação e colhe  os espíritos desvirtuados nas coisas da Fé, enviando-os ao Tempo onde  serão esgotados. Mas, não tenham dúvidas, antes ela tenta  reequilibrá-los e redirecioná-los, só optando por enviá-los a um campo  onde o magnetismo os esvazia quando vê que um esgotamento total em todos  os sete sentidos é necessário. E isto o Tempo faz muito bem!
Já lansã Bale, do Bale, ou das Almas, é outra intermediária de nossa mãe  maior lansã que é muito solicitada e muito conhecida, porque atua  preferencialmente sobre os espíritos que desvirtuam os princípios da Lei  que dão sustentação à vida e, como vida é geração e Omulu atua no pólo  negativo da linha da Geração, então ela envia aos domínios de Tatá Omulu  todos os espíritos que atentaram contra a vida de seus semelhantes ao  desvirtuarem os princípios da Lei e da Justiça Divina.
Logo, seu campo escuro localiza-se nos domínios do orixá Omulu, que rege  sobre o lado de "baixo" do campo santo.
Mas também são muito conhecidas as lansãs intermediárias Sete Pedreiras,  dos Raios, do Mar, das Cachoeiras e dos Ventos (lansã pura). As outras  assumem os nomes dos elementos que lhes chegam através das irradiações  inclinadas dos outros orixás, quando surgem as Iansãs irradiantes e  multicoloridas. Temos:
• uma Iansã do Ar.
• uma Iansã Cristalina.
• uma lansã Mineral.
• uma Iansã Vegetal.
• uma lansã Ígnea.
• uma lansã Telúrica.
• uma lansã Aquática.
Bom, só por esta amostra dos múltiplos aspectos de nossa amada regente  feminina do ar, já deu para se ter uma idéia do imenso campo de ação do  mistério "Iansã".
O fato é que ela aplica a Lei nos campos da Justiça Divina e transforma  os seres desequilibrados com suas irradiações espiraladas, que o fazem  girar até que tenham descarregado seus emocionais desvirtuados e suas  consciências desordenadas!
Não vamos nos alongar mais, pois muito já foi dito e escrito sobre a  "Senhora dos Ventos".
 
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