
Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosabrasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como a Católica, Espírita e das Religiões afro-brasileiras.
História e sincretismo
As raízes da Umbanda são difusas. Existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências indígenas (Umbanda de Caboclo), Africanas (Umbanda Omolokô, Umbandomblé, Umbanda traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a “Umbanda popular”, onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de Santos Católicos aos Orixás Africanos, é muito comum).
Não existe uma fonte única que reflita a origem da Umbanda. Cada vertente tem as suas origens e história. Mais recentemente, na década de 1970, aceitou-se que Zélia Fernandino de Moraes teria sido o anunciador da Umbanda atraves do Caboclo das Sete Encruzilhadas em determinados moldes, fazendo com que ela pudesse ser institucionalizada como religião. Porém, o trabalho dos guias (pretos velhos, caboclos, crianças, exus, etc.) é bem anterior a Zélio.
Mantém-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candomblé dos escravos, por uma questão de tradição, pois antigamente fazia-se necessário como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido.
Alguns exemplos:
- Ogum - São Jorge;
 - Oxóssi – São Sebastião;
 - Xangô - São Jerônimo;
 - Obaluaê – São Lázaro
 - Iemanjá - Nª Sª dos Navegantes -Nª      Sª da Conceição ;
 - Oxum - Nossa Senhora da      Aparecida;
 - Iansã – Santa Bárbara;
 - Oxalá – Jesus Cristo
 
Os fundamentos da Umbanda variam conforme a vertente que a pratique.
Existem alguns conceitos básicos que são encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, ser generalizados para todas as formas de Umbanda. São eles:
- A existência de uma fonte      criadora universal, um Deus supremo, chamado Olorum ou Zambi;
 - A obediência aos      ensinamentos básicos dos valores humanos, como: fraternidade, caridade      e respeito ao próximo. Sendo a caridade uma máxima encontrada em todas      as manifestações existentes;
 - O culto aos Orixás como      manifestações divinas, em que cada Orixá controla e se confunde com um      elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana, em suas      necessidades e construções de vida e sobrevivência;
 - A manifestação dos Guias      para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns ou      “cavalos”;
 - O mediunismo como forma de      contato entre o mundo físico e o espiritual, manifesta de diferentes formas;
 - Uma doutrina, uma regra, uma      conduta moral e espiritual que é seguida em cada casa de forma variada e      diferenciada, mas que existe para nortear os trabalhos de cada terreiro;
 - A crença na imortalidade da      alma;
 - A Crença na reencarnação e      nas leis cármicas;
 
Deus, em sua benevolência e em sua força emana de si e através dos Orixás e dos Guias (espíritos desencarnados) seu Amor, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e intelectual.
Na Umbanda os Orixás são energias, forças da natureza que estão presentes em todos os lugares, influenciando as pessoas e irradiando energias que mantém o equilíbrio natural dos elementos em relação ao universo.
Uma interpretação mais objetiva coloca os Orixás como energias emanadas da divindade, como subdivisões da unidade perfeita de Deus e não, como muitos pensam, como espíritos que progrediram muito espiritualmente, não necessitando mais do processo reencarnatório, e que para darem continuidade no seu progresso espiritual possuem como missão organizar e orientar uma rede de espíritos com menos progresso espiritual do que eles, ajudando-os a progredirem espiritualmente. Estes espíritos são, na verdade, os guias espirituais.
Cada pessoa está ligada a um desses Orixás e suas características são encontradas em seus filhos, seja na forma física ou, mais evidente, nas características psicológicas e comportamentais a qual a pessoa está relacionada.
Os elementos nos quais se manifestam os Orixás cultuados na Umbanda são:
- Oxalá -Onipresente, Ogum – estradas e campinas, Oxóssi – nas matas, Xangô – pedreiras, Oxum – cachoeiras, Iansã – ventos e tempestades, Iemanjá – no mar, Olaluaiê – na terra, Nanã – nas águas paradas e da lama dos fundos dos rios e lagos, além da água das chuvas.
 

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