Seguidores

sábado, 5 de novembro de 2011

Acerca do Pai Espiritual na Umbanda que praticamos



Eu gostaria deprimeiramente definir a palavra "espiritualidade" no sentido quealmejamos dar para este artigo. Quando falamos de espiritualidade falamos decertas expressões de nossa vida espiritual, tal como a oração, meditação e, nocaso da Umbanda que praticamos, na busca da educação da mediunidade e de seconhecer e perceber os espíritos que vão nos guiar. Importante reforçar que aespiritualidade consiste na realização da ação espiritual em nós. Ouseja,  espiritualidade não é o que designamos habitualmente por estapalavra, mas antes a manifestação interna de um processo que nos leva aespiritualização, a uma vivência mais fraterna e amorosa.

E isto nos colocaimediatamente em uma posição muito nítida em relação à paternidade espiritual,pois se trata de auxiliar na formação de um médium – filho de fé - seguindo certosprincípios morais e éticos para educar e desenvolver sua mediunidade paramanifestar os espíritos segundo alguns padrões rituais. Há de ficar claro que amanifestação mediúnica é tarefa do médium e é independente do Pai espiritual.

Ou seja, a paternidadeespiritual consistiria então, para o Pai espiritual, qualquer que seja o seupróprio nível de espiritualidade, em zelar com olhos vigilantes e humildes oque faz e como faz o médium no templo; ele (Pai espiritual) estimulará sua açãoe o protegerá contra as dúvidas, inseguranças e antecipará amorosamentepossíveis quedas morais que abrirão as portas para os assédios e obsessões. Emconseqüência, a função do Pai espiritual de certa forma é mais considerável doque pensamos geralmente. Obviamente, todo o zelo, apoio e proteção do Paiespiritual não isentam seu filho de fé do esforço próprio, pois o caminho é docaminhante e não de quem planeja o roteiro.

E dos dois lados pede-sehumildade. Nós esperamos a humildade da parte do discípulo ou filho espiritual;mas quanto não é necessário a um sacerdote, um Pai espiritual, para jamaisinvadir o domínio do livre arbítrio e merecimento do outro, para tratar a almado discípulo com total respeito. Uma das tarefas do Pai espiritual é a deeducar seu filho na liberdade sem obrigações descabidas que o aprisionem numsistema punitivo, de medo. Isto impõe a não mais o manter em um estado deinfantilismo aprisionado à opinião e vontade do sacerdote, onde seu discípulosempre o busque sem cessar, as vezes por motivos banais, fúteis, ou em vão, maspara que ele cresça na medida tal que, seja capaz de aprender, ele mesmo, aouvir as palavras “indizíveis” dos seus Guias espirituais, vigiando e colocandosob o crivo da sua razão como interpretá-las. Ninguém faz pelo outro o que é deinteira responsabilidade de sua consciência, nem o Pai na Terra nem o Pai dolado de lá. Assim se evolui espiritualmente e, como dizia o Mestre dos Mestrepara os seus apóstolos, ele sendo Um com o Pai Celestial: "Vós Sois Deuses"-- "podeis fazer o que eu faço e muito mais."


Fonte http://www.triangulodafraternidade.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...