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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mediunidade Consciente



Perguntas e Respostas para Médiuns Iniciantes 

1 – Comofunciona a mediunidade consciente?
O médiumcapta o fluxo mental do Espírito, gerando idéias e sensações, como se houvessea intromissão de outra mente em sua intimidade; como se estivesse a conversarcom alguém, dentro de si mesmo.

02 – Ouveuma voz?
Seria fácil,mas não é bem assim. Idéias surgem, misturando-se com as suas, como se fossemdele próprio.

03 – Parececomplicado…
E é, semdúvida, principalmente para médiuns iniciantes, que não distinguem o que édeles e o que é do Espírito. Muitos abandonam a prática mediúnica, em facedessa incerteza, que é perturbadora.

04 – Como resolveresse problema?
É precisoconfiar e dar vazão às idéias que lhe vêm à cabeça, ainda que pareçamembaralhadas, em princípio. Geralmente a mediunidade é desenvolvida a partir damanifestação de Espíritos sofredores, o que é mais simples. Não exige maiorconcatenação de idéias ou esforço de raciocínio. Cumpre-lhe, em princípio,apenas exprimir as sensações e sentimentos que o Espírito lhe passa.

05 – Qual oconselho para o médium que enfrenta esse impasse?
Sentindocrescer dentro de si o fluxo de sensações e pensamentos, que tomam corpoindependente de sua vontade, comece a falar, sem preocupar-se em saber se é seuou do Espírito. A partir daí o fluxo irá se ajustando. É como o motoristainexperiente na direção de um automóvel. Em princípio há solavancos, mas logose ajusta.

06 – O quepode ser feito para ajudar o médium iniciante?
Aparticipação dos irmãos do Terreiro é importante. O médium, nessa situaçãoinicial, fica fragilizado. Sente-se vulnerável e constrangido. Qualquerhostilidade ou pensamento crítico dos irmãos, revelando desconhecimento doprocesso, poderá afetá-lo.

07 – Seriarazoável aplicar passes no médium iniciante, em dificuldade para iniciar amanifestação?
O passe podeajudar, mas devemos ser econômicos na sua utilização, a fim de evitarcondicionamentos. Há médiuns que esperam pela intervenção do Pai, Mãe ou irmãono Santo, aplicando-lhes passes, a fim de iniciar seu trabalho.

08 – Asmanifestações de médiuns iniciantes são, não raro, repetitivas. Como devem agiro Pai ou Mãe e Irmãos no Santo no Terreiro?
Cultivar acompreensão e a boa vontade, considerando que o animismo, a intervenção dopróprio médium, é expressivo nessa etapa do desenvolvimento. Aos poucos ele iráse ajustando, aprendendo a distinguir melhor entre suas idéias e as doEspírito.

09 – Vemos, com freqüência, médiuns dotados de razoáveis faculdadesmediúnicas desistirem do compromisso. Há algum prejuízo?
A sensibilidade mediúnica não funciona apenas nas Giras. Está semprepresente. É na prática mediúnica, com os estudos e disciplinas que lhe sãoinerentes, que o médium garante recursos para manter o próprio equilíbrio.Afastado, pode cair em perturbações e desajustes.

10 – É um castigo?
Não se trata disso. O problema está na própria sensibilidade que, nãocontrolada pelo exercício, situa o médium à mercê de influências negativas, nosambientes em que circule, e de entidades perturbadas que se aproximam.

11 – Masesse problema não está presente na vida de todos nós? Não vivemos rodeados deEspíritos perturbados e perturbadores?
Sim, e bemsabemos quantos problemas são decorrentes dessa situação, por total ignorânciadas pessoas em relação ao assunto. No médium afastado da prática mediúnica émais sério, porquanto, em face de sua sensibilidade, ele sofre um impactomaior, com repercussões negativas em seu psiquismo.

12 – E se omédium, não obstante afastado da prática mediúnica, for uma pessoa de boaíndole, caridosa, afável, bem sintonizada?
Comsemelhante comportamento poderá manter relativa estabilidade, mas é precisoconsiderar que a mediunidade não é um acidente biológico. Ninguém nasce médiumpor acaso. Há compromissos que lhe são inerentes.

13 – Omédium vem programado para essa tarefa…
Sim.Trata-se de um compromisso assumido na espiritualidade. Há um investimento nocandidato à mediunidade, relacionado com estudos, planejamento, adequação docorpo. Tudo isso envolve diligentes cuidados dos mentores espirituais.Imaginemos uma empresa investindo na preparação de um funcionário paradeterminada função. Depois de tudo, será razoável ele dizer que não estáinteressado?

14- Mas nãoé contraproducente o médium participar de trabalhos mediúnicos como quem cumpreuma obrigação ou um contrato preestabelecido, temendo sanções?
As sançõesserão de sua própria consciência, que lhe cobrará, mais cedo ou mais tarde,pela omissão. Para evitar essa situação é que os médiuns devem estudar aDoutrina, participando de estudos e lendo a respeito da mediunidade, a DoutrinaEspírita é a melhor opção para conhecer sobre a mediunidade, mas esta deve serdirecionada pelo Pai ou Mãe no Santo, assim estará assimilando conhecimento epodendo debater a respeito.

15 – E se háimpedimentos ponderáveis? Filhos a cuidar, cônjuge difícil, profissão, saúde…
Eventualmenteisso pode acontecer, por algum tempo. O problema maior, entretanto, está nopróprio médium que, geralmente, tenta justificar a sua omissão. Altamenteimprovável que a espiritualidade lhe outorgasse a mediunidade, sem dar-lhecondições para exercê-la.

16 – Equando a participação do médium gera conturbações no lar, a partir de umposicionamento intransigente do consorte?
Lamentável ocasamento em que marido ou mulher pretende criar embaraços à atividadereligiosa do cônjuge. É inconcebível! Onde ficam o diálogo, a compreensão, orespeito às convicções alheias? De qualquer forma, embora tal situação possajustificar a ausência do médium, não o eximirá dos problemas inerentes àmediunidade não exercitada.

17 – Édifícil encontrar pessoas que guardam perfeita estabilidade emocional e física.Tem algo a ver com a sensibilidade mediúnica?
Tem tudo aver. Vivemos mergulhados num oceano de vibrações mentais, emitidas porEspíritos encarnados e desencarnados. Assim como podemos ser contaminados porvírus e bactérias, também sofremos contaminações espirituais que geramalterações em nossos estados de ânimo.

18 – Issoexplica por que as pessoas tendem a ficar deprimidas num velório e felizes numcasamento?
Sem dúvida.O ambiente e as situações exercem grande influência. Lembro-me da morte deAírton Senna. Provocou imensa comoção popular, até naqueles que não acompanhavamsuas proezas no automobilismo. A emoção se expande e pode envolver multidões.

19 –Explica, também, as atrocidades cometidas por soldados, numa guerra?
A guerraproduz lamentáveis epidemias de maldade, em face de nossa inferioridade. Acrueldade tem livre acesso em corações ainda dominados pelos impulsosinstintivos da animalidade. Propaga-se com a rapidez de um rastilho de pólvora.

20 – No larparece acontecer algo semelhante, quando as pessoas perdem o controle e seagridem com gritos e palavrões, descendo não raro à agressão física…

Em nenhumoutro lugar demonstramos com maior propriedade nossa inferioridade. No larrompe-se o verniz social. As pessoas mostram o que são. Como não há santos na Terra,conturba-se o ambiente, favorecendo contaminações de agressividade, queenvolvem os membros da casa.

21 – Comoevitar isso?
É precisodesenvolver e fortalecer defesas espirituais, elevando nosso padrão vibratório,sintonizando numa freqüência que nos coloque acima das perturbações doambiente.

22 – Comofunciona essa questão da sintonia?
Tomemos, porexemplo, as ondas hertzianas, nas transmissões radiofônicas. Elas se expandemdentro de freqüência específica. Para ouvir determinada emissora giramos o diale a sintonizamos. Nossa mente é um poderoso emissor e receptor de vibrações etendemos a sintonizar com multidões que se afinam mentalmente conosco.

23 – Queprovidências devemos tomar para uma sintonia saudável?
Consideremos,em princípio, que ela é determinada pela natureza de nossos pensamentos.Lembrando o velho ditado “dize-me com quem andas e te direi quem és “, podemosafirmar “dize-me a natureza de teus pensamentos e te direi que influências irásassimilar”.

24 – Issosignifica que equilíbrio e desequilíbrio, paz ou inquietação, alegria outristeza, agressividade ou mansuetude, dependem, essencialmente, de nós?
Exatamente.Embora nossos problemas físicos e psíquicos possam ser amplificados porinfluências ambientes, a origem deles está em nossa maneira de pensar e agir.Se quisermos o Bem em nossa vida, é fundamental que pensemos e realizemos oBem.

25 – Quelivros você indicaria para um iniciante?
É precisolevar em consideração a cultura e a familiaridade da pessoa com a literatura.Se for alguém habituado, com facilidade de concentração, deve ler,inicialmente, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho Segundoo Espiritismo. Nessas três obras de Allan Kardec, temos, na mesma ordem, otríplice aspecto do Espiritismo: Filosofia, Ciência e Religião, estes nasceramnão para a Religião Espiritismo e sim para todos que crêem na existência dosespíritos, mas para aceitação inicial da espiritualidade e conhecimentoespecifico dentro da Umbanda, cabe ao iniciante conhecer Tambores de Angola,Aruanda de Robson Pinheiros, nos dá uma noção da Umbanda no Astral Superior,não esquecendo de forma alguma informar ao seu Pai ou Mãe no Santo, sobre seusestudos, pois este estará disposto a lhe responder futuras dúvidas a respeitode seu estudo, infelizmente a Umbanda ainda não existe um livro que possamospegá-lo como base de estudo para todos, pois a verdade dos Terreiros de Umbandaé que cada Casa atribui sua Doutrina e esta deve ser respeitada pelo iniciante,damos sempre como base a Doutrina Espírita, pois a mesma nasceu para ensinar atodos sobre a Espiritualidade.

26 – O que éo animismo?
Na práticamediúnica é algo da alma do próprio médium, interferindo no intercâmbio. Kardecempregou o termo sonambulismo, explicando, em Obras Póstumas, quando trata damanifestação dos Espíritos, item 46: O sonâmbulo age sob a influência do seupróprio Espírito; sua própria alma é que, em momentos de emancipação, vê, ouvee percebe além dos limites dos sentidos. O que ele exprime, haure-o de simesmo…

27 – O animismoestá sempre presente nas manifestações?
O médium nãoé um telefone. Ele capta o fluxo mental da entidade e o transmite,utilizando-se de seus próprios recursos. Sempre haverá algo dele mesmo,principalmente se for iniciante, com dificuldade para distinguir entre o que éseu e o que vem do Espírito.

28 – Existeum percentual envolvendo o animismo na comunicação? Digamos, algo como quarentapor cento do médium e sessenta por cento do Espírito?
Se oanimismo faz parte do processo mediúnico, sempre haverá um porcentual a serconsiderado, não fixo, mas variável, envolvendo o grau de desenvolvimento domédium. Geralmente os iniciantes colocam mais de si mesmos na comunicação.Quando experientes, tendem a interferir menos.

29 – Podeocorrer uma manifestação essencialmente anímica, sem que o próprio médiumperceba?
É comumacontecer, quando está sob tensão nervosa, em dificuldade para lidar comdeterminados problemas de ordem particular. As emoções tendem a interferir eele acaba transmitindo algo de suas próprias angústias, em supostamanifestação.

30 – Seriauma mistificação?
Não, porquenão há intencionalidade. O médium não está tentando enganar ninguém. É vítimade seus próprios desajustes e nem mesmo tem consciência do que estáacontecendo.

31 – E o quedeve fazer o Pai/Mãe no Santo quando percebe que um Filho no Santo estáentrando nessa faixa?
É precisocuidado. O Pai/Mãe no Santo menos avisado pode enxergar animismo onde nãoexiste. Se a experiência lhe disser que realmente está acontecendo, deve conversarcom o médium, em particular, saber de seus problemas e encaminhá-lo às giras dedesenvolvimento e ou tratamento espiritual. Toda a atenção dos Pais/Mães noSanto devem ser direcionada a este Filho e estar atento a esta mediunidade, écomum percebermos que pela ignorância (do saber) é mais fácil deixá-lo de lado,ou ainda excluí-lo do corpo mediúnico, muitas das vezes estes são execrados dosTerreiros, não por ser um animista e sim pelo desconhecimento do Pai/Mãe noSanto sobre o assunto. Se persistir o problema, o médium deve ser orientado aparticipar das giras como suporte, auxiliando nos trabalhos.

32 – Quandoé que o Pai/Mãe no Santo deve preocupar-se com o animismo?
Quandoocorre a manifestação de um espírito que se diz orientador. É preciso passar oque diz pelo crivo da razão, distinguindo não apenas um possível animismo, mas,também, uma mistificação do Espírito comunicante.

33 – Omédium que se sinta enfermo deve resguardar-se, deixando de comparecer à gira?
Depende dotipo de problema que esteja enfrentando. Se fortemente gripado, febril, éconveniente que se ausente, resguardando também os irmãos, que podem contrairseu mal. Mas há sintomas físicos e psíquicos que apenas revelam a proximidadede Espírito sofredor, não raro trazido pelos mentores espirituais para umcontato inicial, a favorecer a manifestação.

34 – Nessecaso, mesmo não se sentindo bem, o médium deve comparecer?
Sim, porqueo que está sentindo é parte de seu trabalho, exprimindo as angústias esensações do Espírito, relacionadas com a doença ou os problemas que enfrentouna vida física.

35 – Issosignifica que uma dor na perna, por exemplo, pode ter origem espiritual?
É comum.Acontece principalmente com o médium que tem sensibilidade mais dilatada. Ao transmitira manifestação de um Espírito que desencarnou por problema circulatório, cujaperna gangrenou, tenderá a sentir dor semelhante, não raro antes da reunião,devido à aproximação da entidade.

36 – Ocorreo mesmo em relação às emoções?
É freqüente.Sintonizado com o Espírito, o médium capta o que vai em seu íntimo. Se aentidade sente-se atormentada, aflita, tensa, nervosa ou angustiada,experimentará algo dessas emoções.

37 – E se omédium, imaginando que esses sintomas físicos e emocionais estão relacionadoscom seus próprios problemas, decide não comparecer à reunião?
Se alguémnos confia um doente para levá-lo ao hospital, e decidimos instalá-lo em nossacasa, assumiremos o ônus de cuidar dele. Certamente nos dará muito trabalho,principalmente se for um doente mental.

38 – Épossível que essa ligação com entidades perturbadas ocorra independentemente dainiciativa dos mentores espirituais?
É o que maisacontece. Vivemos rodeados por Espíritos destrambelhados, sem nenhuma noção davida espiritual, que se agarram aos homens, como náufragos numa tábua desalvação. Nem é necessário ter mediunidade ostensiva. Todos estamos sujeitos asofrer essa influência.

39 – Digamosque o médium receba influência dessa natureza na segunda-feira e só compareceráao Terreiro no sábado. Sofrerá durante a semana toda?
Com aexperiência e a dedicação ao estudo ele aprenderá a lidar com esse problema,cultivando a oração e dialogando intimamente com a entidade que, com o concursode mentores espirituais, será amparada.

40 – Devemosinformar a esse respeito pessoas que procuram o Terreiro, perturbadas por taisaproximações?
É precisocuidado. Pessoas suscetíveis, que guardam idéias equivocadas, relacionadas cominfluências demoníacas, podem apavorar-se. Nunca mais porão os pés no Terreiro.


Adaptações: Alex de Oxóssi
Fonte: Mediunidade – Tudo O Que Você Precisa Saber - Richard Simonetti 

Assista o vídeo sobre Mediunidade Consciente:

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