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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Estudo sobre as Velas - As velas e o seu Simbolismo



Antes de tratarmos das velas é necessário que falemos sobre o fogo, umdos quatro elementos.

Triste deveria ser, em tempos remotos, a vida do homem sem o fogo. Aúnica fonte de luz que conheciam era o Sol. Nada lhes garantia que essebenfeitor, ao desaparece todas a tardes, não os abandonasse definitivamente aofinal de cada dia.

Apavorado, fugia quando uma descarga elétrica provocava algum incêndio.Sua condição de ser racional, com certeza já preparado para o conhecimento,imaginava ser uma vingança dos deuses. Raiou, porém, o dia em que descobriu umprocesso de, por intermédio do atrito, obter aquilo que mudaria toda a suahistória e seu destino, colocando os demais seres vivos em maior desvantagemque antes. O homem era capaz de obter o fogo no momento em que desejasse, demantê-lo aceso e de transportá-lo. Era o início do domínio das travas. Passou aser um mágico que podia obter e controlar um elemento espetacular.

A partir do momento em que começou a usar o raciocínio e a inteligência,abstraindo-se de coisa materiais, o homem passou a ter um fascínio pelo fogo. Aluz sempre representou o poder do bem para a humanidade. Em contraste, aescuridão significava ignorância, estupidez, maldade e apego ao materialismo.
Esse elemento, despertando um ar de mistério e magia, aproximava-o dealgo superior que ele não compreendia. Assim, desde a antiguidade vemutilizando a chama para simbolizar a magia. Achava-se que o verdadeiro mago eraaquele que sabia manipular as forças da natureza, com o objetivo de atrairharmonia, de expandir a consciência e de promover o amor universal.

Um dos mais poderosos elementos da natureza, o fogo, esteve sempreassociado, entre outros atributos, à transmutação e à purificação. Nos textosda Bíblia, Deus manifestou-se a Moisés em forma de línguas de fogo, daí se usaras velas como forma de magia. Uma ou mais velas, consoante o caso enecessidade, ativam os nossos pensamentos e forças da natureza serão ativadas.Por isso a luz da vela simboliza a vida ascendente e da luz da alma.

O fogo é o elemento da mudança, desejo e paixão. De certa forma, contémdentro dele todas as formas de magia, pois a magia é um processo de mudança. Amagia de fogo pode ser assustadora. Os resultados se manifestam rápida eespetacularmente. Não é um elemento para os de pulso fraco. Entretanto, é omais básico e elementar, sendo por isso muito utilizado. Está ligado ao domínioda sexualidade e da paixão. Não é apenas o "fogo sagrado" do sexo,mas também a centelha de divindade que brilha dentro de nós e de todos os seresvivos. É ao mesmo tempo o mais físico e o mais espiritual dos elementos. Seusrituais de magia envolvem energia, autoridade, sexo, cura, destruição (dehábitos negativos e males), purificação, evolução, e assim por diante.

        As purificações, em que pese suas utilizações religiosas e filosóficas,são anteriores e independentes dessas próprias religiões. E é por seremindependentes das religiões que, talvez, sejam usadas pela Maçonaria, o quealiás vem a fortalecer o princípio da liberdade de culto que, por nós, épregada.

       Diferentemente do conceito materialista, a purificação religiosa é alimpeza espiritual, enquanto que a purificação maçônica abrange três campos bemdiferentes, quais sejam: o material, o mental e o astral. Em nossos ritos,aprendemos que os antigos conheciam como elementos de prova e purificação, ofogo, a água, o ar e a terra. É isso que aprendemos logo na Cerimônia deIniciação Maçônica, quando o candidato passa por essas purificações.

A purificação do fogo, por ser o elemento mais ativo das purificações,ainda é a mais usada, mesmo quando utiliza outros componentes como as velas,turíbulos, piras ou vasos. As purificações pelos outros elementos ar, água eterra, possuem um mesmo significado e objetivo, apenas utilizando-se de outrasformas e maneiras de realizá-las.

O livro “A Simbologia das Velas”, de Antônio Carlos G. Fernandes, abordaa purificação de HiramAbif, pelo fogo. Infelizmente não posso comentá-la emface de inúmeras referências que se relacionam ao Grau de Mestre Maçom.Pesquisando o “Dicionário de Maçonaria”, de Joaquim Gervásio de Fiqueiredo,encontramos referências ao fogo nos diversos graus simbólicos e filosóficos. Oque podemos deduzir, mesmo sem conhece os mistérios dos graus superiores é queo fogo acompanha o maçom durante toda a sua evolução simbólica e filosófica, naconstante e eterna busca da verdade.

 Um Ritual de Fogo geralmente envolve defumação, a queima ou ochamuscar de uma imagem, ervas ou outro objeto inflamável, ou a utilização develas ou pequenos fogareiros. Sua magia é normalmente praticada próxima àlareira, ou ao lado de fogueiras acesas em clareiras ou junto à chama de umasimples vela.

Toda magia das velas é regida pelos poderes do fogo. Tudo que elaestimula só ocorre quando é acesa. O que faz dela um símbolo, ou um veículo deestímulos, é o fogo. É por isso que ele está sedo abordado com tamanhainsistência.

O fato de ser um elemento poderoso fez com que os antigos o cultuassem emuitas religiões passaram a considerá-lo como um símbolo do divino. Seusignificado religioso ainda é evidenciado nos altares de muitas das principaisreligiões do mundo. Que altar católico estaria completo sem velas acesas? Apresença delas em altares durante a missa não é acidental. Elas liberam suaprópria energia, assim como o olíbano fumegante, nos incensários brilhantes, ecomo as preces do devoto.

A chama brilhante de uma vela, ou uma grande labareda de uma fogueira notopo de uma montanha são ambos objetos de poder que podem ser utilizados namagia.

A magia das velas voltou a ser enormemente popular, talvez por sersimples e eficaz. Apesar de ser talvez a única forma de Magia do Fogoprontamente disponível, está longe de ser a única atualmente. Outras formasexistem. A magia do Fogo pode ser praticada sempre que um fogo puder serseguramente aceso. Uma lareira interna ou externa, uma churrasqueira, umcanteiro limpo ou um buraco especialmente cavado, cercado de pedras ou tijolos;qualquer coisa funciona, desde que o fogo possa ser aceso com segurança numaárea na qual você tenha privacidade para praticar sua magia.

As velas, há séculos, vêm conferindo mais poder às magias e aos rituais,pelo fogo e pelo simbolismo mágico. Até nos dias de hoje, as velas fascinam.Alguns acreditam que o reino da natureza é habitado por espíritos que estãoassociados às plantas, aos animais, aos minerais, à água, ao fogo e ao próprioar. Esses espíritos, também conhecidos como seres elementais[1][1],dão "alma" a absolutamente tudo o que existe na natureza: às pedras, àterra, ao vento, às folhas. Estando presentes em todos os ritos e nas maisdiferentes liturgias, as velas associam dois fatores muito importantes: a forçados entes espirituais ligados ao fogo e os poderes associados às cores.

E essa associação às cores deu origem àquilo que se acredita ser acromoterapia das velas.

A vela é o mais simples e mais poderoso instrumento de trabalho. Algunsacreditam até que ela, por si só, engloba os quatro elementos: terra, fogo, are umidade. É a mensageira de nossos desejos, continua por nós a nossa vigília.Ela está presente na alegria e na dor, na fé, na devoção e até na cura. Écompanheira de todas horas!

Acredita-se que um dos mais importantes requisitos, ao se acender umavela, seja a sua cor. A cor é um poderoso auxiliar, pois todas as cores estãoassociadas às emoções e desejos humanos e vibram com energias diferente. Porexemplo, o vermelho e o negro vibram mais devagar que o branco e o azul. Assim,impressionam os nervos óticos e causam diferentes reações no observador.


VEJAMOSALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O SIGNIFICADO DAS CORES:

Amarela: representa o intelecto, criatividade, unidade,trazendo o poder da concentração e da imaginação para o ritual; usada emrituais que envolvam confidências, atração, charme, persuasão, aprendizagem,quebra de bloqueios mentais e para estimular os estudos; simboliza também aenergia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas.

Dourado: simboliza a compreensão e atrai as influências dospoderes cósmicos; beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente;simboliza a energia solar; usada em rituais para remover a negatividade,encorajar e trazer estabilidade.

Azul: cor espiritual pararituais que necessitam de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, magia que envolvahonra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono,estabilidade, projeção astral, rituais que envolvam sonhos proféticos, calma,criatividade, paciência, para estabilidade no emprego, sabedoria, poder oculto,proteção, compreensão, fidelidade, harmonia doméstica e paciência.

Índigo: é a cor que representa a inércia; usado para pararpessoas ou situações; destinado a rituais que requeiram um elevado estado demeditação; neutraliza o feitiço lançado por alguém, quebra maldições, mentiraou competição indesejada.

Azul Royal: simboliza e promove alegria e jovialidade; usadopara atrair a energia de Júpiter ou para qualquer energia que você queirapotencializar.

Azul Claro: cor espiritual; ajuda nas meditações de devoção einspiração; traz paz e tranqüilidade para a casa.

Branca: é a mistura de todas ascores; usado no alinhamento espiritual, na meditação, no exorcismo, rituais queenvolvam cura, paz, pureza, alto astral, consagração, clarividência, verdade,força espiritual, energia lunar, limpeza, saúde, poder, totalidade; usado emgeral para todos os pedidos e quando você não souber a cor correspondente parao seu pedido.

Laranja: empregada em rituais para estimular energia,alcançar metas profissionais, justiça, sucesso e em geral para a criatividade.

Marrom: usado nos pedidos para localizar coisas perdidas,para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares eanimais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina aindecisão, atrair o poder da concentração, estudo, telepatia, sucessofinanceiro.

Preta: para afastar mau-olhado, limpar a negatividade,abrir os níveis do inconsciente; usado em rituais para induzir um estado demeditação; simboliza a reversão, desdobramento, discórdia, proteção,libertação, repele a magia negra e formas mentais negativas.

Púrpura ou Roxa: atua nasmanifestações psíquicas, na cura e nos rituais envolvendo poder, idealismo,progresso, quebra de má sorte, proteção, honra, e para afastar o mal.

Verde: estimula a fertilidade, sucesso, sorte,prosperidade, rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura,crescimento, abundância, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia; usadasem geral para desejos de cura e sorte.

Verde Esmeralda: representao amor, fertilidade e relação social.

Verde Escuro: cor da ambição, cobiça, inveja e ciúme.

Vermelha: exalta a saúde, energia,potência sexual, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, vontade de poder,aumento do magnetismo em um ritual; para a superação do medo, preguiça,vingança, atingir metas.

Cinza: cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta corsimboliza confusão, mas também neutraliza as forças negativas.

Prateada ou Cinza Claro: poder deinfluências cósmicas, rituais de honra aos poderes do Sol, remove anegatividade e encoraja a estabilidade; ajuda a desenvolver as habilidadespsíquicas.


VEJAMOSALGUMAS CURIOSIDADES  SOBRE O SIGNIFICADO DO FORMATO:

Pirâmide: representa as realizações materiais.

Cilíndricas: servem para tudo.

Animais: para representar o seu animal protetor ouestimado.

Lua: para acentuar sua energia intuitiva.

Cone ou Triangulares: simbolizamo equilíbrio; tem três planos: físico, emocional e espiritual.

Velas Cônicas: são voltadas para cima e significam o desejo deelevação do homem, sua comunicação com o cosmos.

Velas Quadradas: simbolizamestabilidade na matéria; seus lados iguais representam os quatro elementos:Terra, Água, Fogo, Ar.

Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: é o símbolo do homem preso na matéria.

Velas Redondas: simbolizammudança e a energia mais pura do astral, que só a mente superior alcança.


VEJAMOSALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O SIGNIFICADO DA CHAMA

Chama azulada: pede paciência, pois seu pedido logo serárealizado.

Chama amarela: sua felicidade esta próxima.

Chama vermelha: seu pedidoestá sendo realizado.

Chama brilhante: seu pedidoestá tendo êxito.

Chama que levanta e abaixa: seconcentre no seu pedido, pois a sua mente está muito tumultuada.

Chama que solta fagulhas no ar: pode haveralgum desapontamento ou aborrecimento antes do seu pedido se realizar.

Chama que parece uma espiral: não comentecom ninguém sobre seu pedido, pois alguém próximo poderá atrapalhar.

Chama enfraquecida: é precisoreforçar seu pedido.

Chama que permanece baixa: esta não éainda a hora de seu desejo se realizar; há uma necessidade de você cuidarprimeiro do seu astral.

Chama que vacila: poderãoocorrer algumas transformações (necessárias), antes que seu pedido se realize.

Sempre acendam suas velas com fósforos, nunca com isqueiros. Nos rituaisacenda antes uma vela intermediária e com ela acenda as demais. Nunca vire umavela depois de acesa. Coloque um fósforo, ou outra vela, aceso (a) em baixodela, para derreter o bastante para você grudá-la no apoio ou castiçal. Vocênão deve assoprar uma vela para apagar, apague sempre com um apagador ou com osdedos. Considera-se que o sopro é a expressão de nossa Força Vital e que, porisso, não deve ser utilizado para fazer desaparecer o próprio símbolo da vida,que é o fogo. Pode parecer estranho, mas isso tudo é praticado por aqueles queacreditam e pelos que não acreditam nas razões místicas desses atos.


ALGUMASOUTRAS CRENÇAS:

- VELA QUE NÃO ACENDE DE IMEDIATO
O seu Anjo da Guarda poderá estar com algumas dificuldades, paraentender o seu pedido, o astral à sua volta pode estar negativo.

- VELA QUE ESTÁ A ARDER COM A LUZ AZULADA
Indica, nesta altura que tudo o que pediu irá correr bem pois o Bom Anjoo (a) protege Muito Bem.

- CHAMA QUE ARDE INTERMITENTE
Prova que de fato o seu anjo terá algumas dificuldades, mas o seu pedidopoderá sofrer algumas mudanças espirituais.

- LUZ QUE ARDE SUBINDO E DESCENDO (INQUIETA)
Significa que está com problemas, você pensa em vários assuntos ao mesmotempo e que está em perturbação espiritual.

- CHAMA OU LUZ QUE PRODUZ SONS ESTRIDENTES OU SOLTA FAGULHAS
Espiritualmente, o seu Anjo de Guarda, colocará alguém no seu caminho,para comunicar o que pretende, mas preste atenção, antes de ver o seu pedidorealizado, poderá sentir-se ansioso (a).

- CHAMA OU LUZ QUE ARDE EM ESPIRAL
Tudo quanto foi pedido espiritualmente o seu Anjo de Guarda absorveu, e levaráos seus pedidos a serem realizados.

- CHAMA CUJO PAVIO SE DIVIDE EM DOIS
Os seus pedidos foram feitos de forma muito duvidosa e o seu Anjo deGuarda teve dificuldade em atender aos seus pedidos.

- CHAMA OU LUZ MUITO BRILHANTE
Pedidos feitos com fé e espiritualmente elevados que lhes trará muitasorte, prosperidade, harmonia e triunfo (o seu Anjo de Guarda, está feliz).

- CHAMA OU LUZ FAZENDO A VELA BABAR-SE
Os seus pedidos foram feitos sem fé, em desarmonia espiritual, faz comque o seu anjo sinta dificuldade de realizar os seus pedidos.

- CHAMA COM DIFICULDADES DE QUEIMAR A VELA
Espiritualmente necessita iluminar mais vezes o seu Anjo de Guarda, parapoder obter uma boa afirmação, no momento em que acender a vela ao seu Anjo deGuarda.

- CHAMA QUE SE EXTINGUE AINDA COM CERA BASTANTE NA VELA
Será ajudado (a) nos seus pedidos mais difíceis de resolver, mas teráque resolver por si o resto que compete fazer, orar, harmonizar-se para poderobter todas as graças que deseja.


POR QUE ASPESSOAS ACENDEM VELAS PARA REZAR E PARA OS MORTOS?

O homem tem procurado o caminho para “religar-se” com o Plano Divino epara isso, em face de sua pequena visão e limitado conhecimento, faz uso deverdadeiras bengalas e artifícios, a semelhança dos cegos, que podem ser velas,incensos, mantras e orações. São instrumentos usados para obter apoio eestímulo na busca das verdades eternas.

De acordo com a teóloga Virgínia Motta, a luz é um símbolo marcante empraticamente todas as religiões e sempre foi ligada à divindade. Acender velasé uma maneira de chegar mais perto do divino. Segundo a Sagrada Escritura,antes da Criação do mundo tudo era uma grande confusão, o caos, a desordem. Atéque Deus mandou que se fizesse a luz (Gn 1, 1-3). Daí em diante, passagensbíblicas atestam: “O Senhor é a minha luz”, ou ainda, “Cristo é a luz domundo”, explica a teóloga. Vale lembrar que os primeiros cristãos chamavam obatismo de “iluminação”, pelo fato do batizando receber a luz de Cristo. Para ocristão é preciso caminhar como filho da luz, pois quem nasceu da luz é luz.Como os santos são pessoas que viveram em plenitude, o “compromisso iluminado”de acender velas para eles é uma forma do crente alcançar o caminho da luz. Asvelas são usadas no altar desde o século XI, até então elas eram colocadas àfrente, dos lados, ou atrás dele. Quanto aos mortos, era costume colocar umavela benta em suas mãos. Ela deveria ser acesa no momento em que o sacerdotedesse início ao rito de encomendação da alma, para que os novos caminhos dofalecido fossem iluminados pela luz emanada pelo Cristo Salvador. Hoje em dia écostume acender-se velas no dia de finados.

Muitas pessoas ficam impressionadas com as crianças na hora do Batismo.Normalmente desligadas ou barulhentas, ficam extasiadas quando se acendem asvelas. A chama os cativa a ponto de querer agarrá-la. Há algo de “cativante” navela acesa. Nós adultos também captamos este misterioso fascínio da vela,dando-lhe o significado de símbolo. A vela é símbolo da luz.

Essa simbologia da luz desempenhou no mundo cristão importantepapel. Antes dos cristãos, foram os romanos a usarem a vela, seguindo, por suavez, os costumes dos etruscos. Acendiam-se fachos, velas ou lamparinas, duranteo culto nos templos, diante das imagens dos deuses, e também nas sepulturas. Osjudeus, parece, não usaram velas propriamente ditas, mas apenas candelabros. Noculto cristão, as velas, assim como o incenso, a música e as procissões,constituem parte de costumes em si indiferentes e que só pelo contexto em quese realizam recebem seu valor e sua finalidade. Digamos que não são essenciais,mas apenas acessórios. Pelo que a história da arte e da liturgia indica, o usoforte das velas, sempre como símbolo da luz divina, aconteceu a partir doséculo IV ou V.

Quando a arte sacra apresenta uma pessoa falecida ou um santo, com avela na mão, é para dizer que a cena se passa no céu e não na terra. Da mesmaforma, acender a vela “para os defuntos”, expressa o desejo “que a luzperpétua os ilumine”. A vela em si não tem nenhum poder mágico, não “ajuda”o defunto, pois é apenas um símbolo da nossa fé. Quem tem poder e quem “ajuda”é Deus! A Igreja usa as velas na liturgia e incentiva os fiéis a usarem-nascomo símbolos, como acessórios, mas não como algo mágico.

O uso de lamparinas ou velas como elementos de culto religioso é uma práticauniversal na história da humanidade. E a Igreja santificou esse simbolismoprescrevendo o uso de velas na maioria dos cultos. Durante a Missa, porexemplo, devem arder duas ou mais velas, o mesmo acontecendo na administraçãoda maioria dos sacramentos.

E, embora a vela, em si, não seja um símbolo maçônico, ela está inseridano contexto maçônico desde as Primitivas Assembléias Maçônicas. Primeiro comoum meio de iluminação, depois apenas como Ornamentação. Atualmente, em algunsritos, não há empecilho legal para que as mesmas sejam substituídas porlâmpadas elétricas, o que já está sendo feito na maioria as Lojas. Mas ainda háaqueles que não abrem mão da utilização de velas nas sessões maçônicas.


Prática de Mentalização
Obs: COLOCAR UMA  MÚSICA SUAVE DE FUNDO
 
- pedir aos Irmãos para fecharem os olhos;

- alertá-los pra que resistam à tentação de abri-los; dominem a vontade;

- fazer um sinal para que o Mestre de Harmonia apague as luzes dotemplo;

- tentem imaginar as velas acesas nos altares, mas sem abrir os olhos;

- ficar com as costas retas e controlar a respiração;

- pedi aos Irmãos que mentalizem algo parecido com uma EGRÉGORA; algobrilhante em forma de abóbada sobre o templo e nos protegendo das vibraçõesnegativas do mundo profano; é como um campo de força;

- procurar não se deixar levar pelos pensamentos negativos; tentaresquecer dos desafetos do mundo profano;

- agora abram os olhos lentamente;

- olhem para as velas dos altares (aguardar algum tempo);

- fechem os olhos novamente (resistam à tentação de abri-los);

- imaginem as mesmas velas acesas (agora é mais fácil...);

- para alguns é possível até imaginar a cor da chama...

- imaginem a mesma EGRÉGORA;

- esta é uma maneira consciente de participar da geração de tamanhaenergia; na maioria das vezes participamos sem sentir não aproveitamos estemomento até prazeroso;

- mantenham a respiração... ; é a única coisa que podemos controlar...

- podem abrir os olhos lentamente;

- Mestre de Harmonia pode acender as lâmpadas lentamente;

Todos, agora conhecedores da importância de sua utilização mística, eaté espiritual, devem se comportar como verdadeiros sacerdotes, procurandoconduzir as forças mobilizadas e concentradas pela influência destes símbolos.Sabemos que essas forças não têm livre arbítrio, podendo ser empregada para omal ou o bem. Eis a grande responsabilidade daqueles que conduzem os trabalhos.

Mas esta não deve ser uma preocupação exclusiva dos magos e dirigentes,que normalmente são os que mais se empenham nos rituais, e costumam ser aquelesque mais dão do que recebem. Os Irmãos das colunas, que normalmente maisrecebem do que dão, devem igualmente acreditar e participar dos cerimoniais,expulsando, dessa forma, todos os pensamentos que não sejam harmoniosos. Essespensamentos mais sutis e altruístas permitem que se crie uma egrégora[2][2]os Irmão. O resultado de tal esforço está naproporção da intensidade do real sentimento de cada Irmão, originando dessaforma, uma corrente contínua de energia. com vibrações energéticas poderosas,obviamente resultantes da ação combinada de todos.

Esta é grande aplicação prática de tudo que foi dito.

A função da luz é fazer enxergar. Ser luz é ser alegre, alerta, acordado,vigilante, vibrante, cheio de ardor e de fogo. Por isso, ser luz é fazer omundo enxergar a presença viva de Deus entre nós, num comportamento de amor,verdade, justiça e paz

Esse é o maior significado das velas, representação material de luz.

Trabalho apresentado em 28/10/2004 no Centro de Estudos Maçônicos peloM.:I.: Luiz Roberto Dias Nunes

Bibliografia:
1.      Dicionário deMaçonaria - Joaquim Gervásio de Figueiredo
2.      A Simbologiadas Velas - Antônio Carlos Gonçalves Fernandes
3.      Internet -diversos artigos de vários autores (a maioria não são artigos maçônicos)

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