Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Jactância Mediúnica



Se aproxima o momento do Ritual do Amaci.

É um rito defortalecimento da mediunidade através da lavagem da cabeça dos médiuns comervas maceradas, devidamente consagradas e propiciatórias ao fortalecimento dosensitivo.

Estoubastante sensível e com vontade de ficar em silêncio. Se pudesse, tirariauma semana de recesso das atividades profissionais e ficaria em resguardotemplário.

Reflitosobre o que seria importante neste momento tão sagrado para nós da Umbanda.

O quepoderia dizer ou escrever que pudesse ser aproveitado por todos que estão comos pés no chão em um terreiro, para  a comunidade umbandista - tantos queestão vestindo o branco como médiuns?!

Pensando nosanos que já passei como zelador desde a fundação da Choupana e nas centenas degiras de caridade que já realizamos, concluo que o grande obstáculo queparalisa muitos médiuns é a jactância - àquele sentimento velado desuperioridade que vai se instalando de tanto escutar as queixas dosconsulentes, que anda de mãos dadas com o orgulho e a vaidade, estabelecendouma altivez e um senso de superioridade irreal, um certo enfado e ar de tédio.Obviamente que tal situação já observei em espíritas, espiritualistas,pastores, padres, bispos, teosofistas, budistas, maçons, rosa-crucianos,apômetras,..., então atribuo este estado psíquico inerente ao ser humano.

Mas como se instala a jactância no médium umbandista? 

O médium sendo consciente, o que é o estado natural da mediunidade naatualidade, é provável  que ele caia num automatismocomodista e, inevitavelmente, nas suas reflexões examine as consciênciasalheias, identificando os erros do próximo, muitas vezes opinando em questõesque não lhe diz respeito, indicando as fraquezas dos semelhantes, educandoos filhos dos vizinhos, reprovando as deficiências dos companheiros, corrigindoos defeitos dos outros, aconselhando o caminho reto a quem passa, receitandopaciência a quem sofre, e segue resoluto retificando os defeitos dequem o procura no centro umbandista, como se ele fosse só perfeição.

Mas enquantoo medianeiro se distrai orientando,  se distância de si mesmo, ecomo aprendiz que foge à verdade e à lição, agrava a situaçãoenfatuando-se e sentindo-se superior aos consulentes, sempre incansáveis emseus pedidos de ajuda, reclamações e tristezas.

Enquanto omédium se ausentar do estudo das suas próprias necessidades efragilidades que fundamenta o indispensável processo de auto-conhecimento,esquecendo a aplicação dos princípios superiores que deve abraçar na féviva que é mero instrumento, cheio de defeitos e imperfeições e tão frágil ecarente quanto àqueles que o procuram, será simples cego do mundointerior relegado à treva da ilusão. Nada estará realizando, poislocupleta-se em si mesmo e se basta, achando que está fazendo uma grande obra,um palácio de realizações com o passar dos anos. Muitos até se gabam do tempode mediunidade e menosprezam os mais novos. 

Claro que aexperiência acumulada ao longo dos anos dá sabedoria ao medianeiro, mas ele nãodeve sentir-se melhor a quem quer que seja, pois não sabemos o passado e aidade sideral de cada um de nós. Ou você sabe qual a idade do teu espírito?

Despertemose vigiemos sempre. 

Mantenhamos nossasenergias mais profundas para que os ensinamentos, instruções e consolosque passamos na forma de orientações recebidas de nossos guias espirituais aosconsulentes  não seja para nós médiuns uma bênção que passa, como éa dádiva  e misericórdia divina da mediunidade que nos foi concedida,em proveito à nossa própria retificação pelo auxilio incondicional aosirmãos de caminhada que nos procuram, porque o infortúnio maior de um médium epara a sua combalida alma eterna é aquele que o infelicita quando agraça do Alto passa por ele em vão em toda uma encarnação!

Nenhumavalia tem um rito, seus elementos e liturgias, se o médium internamente não tema condição necessária de recebê-lo satisfatoriamente. A aplicaçãoritualística  externa é feita pelo sacerdote e seus assistentes, mas aligação espiritual interna é de cada médium. Se assim não acontecer, o amaciserá um mero PLACEBO RITUAL, inócuo e sem efeitos positivos.

É tarefaprimeira de um zelador espiritual vigiar e "correr gira" para que ajactância mediúnica não se instale nele ou em sua corrente.

Reflitamos!!!

Paz, saúde,força e união.


Por Norberto Peixoto  - Umeterno aprendiz


             *Jactância - s.f.Ação, hábito de se gabar: falar com jactância. Arrogância, altivez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...