Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As Quatro Estações da Vida



Você já notou a perfeição que existe na natureza? Umaprova incontestável da harmonia que rege a Criação. Como num poema cósmico,Deus rima a vida humana com o ritmo dos Mundos.

Ao nascermos, é a primavera que eclode em seusperfumes e cores. Tudo é festa. A pele é viçosa. Cabelos e olhos brilham, osorriso é fácil. Tudo traduz esperança e alegria.

Delicada primavera, como as crianças que encantam osnossos olhos com sua graça. Nessa época, tudo parece sorrir. Nenhumapreocupação perturba a alma.

A juventude corresponde ao auge do verão. Estação decalor e beleza, abençoada pelas chuvas ocasionais. O sol aquece as almas,renovam-se as promessas.

Os jovens acreditam que podem todas as coisas, quefarão revoluções no Mundo, que corrigirão todos os erros.

Trazem a alma aquecida pelo entusiasmo. Sãoimpetuosos, vibrantes. Seus impulsos fortes também podem ser passageiros...Como as tempestades de verão.

Mas a vida corre célere. E um dia – que surpresa – aforça do verão já se foi.

Uma olhada ao espelho nos mostra rugas, os cabelos quecomeçam a embranquecer, mas também aponta a mente trabalhada pela maturidade, aconquista de uma visão mais completa sobre a existência. É a chegada do outono.

Nessa estação, a palavra é plenitude. Outono remete auma época de reflexão e de profunda beleza. Suas paisagens inspiradoras - defolhas douradas e céus de cores incríveis – traduzem bem esse momento de nossavida.

No outono da existência já não há a ingenuidadeinfantil ou o ímpeto incontido da juventude, mas há sabedoria acumulada,experiência e muita disposição para viver cada momento, aproveitando cadasegundo.

Enfim, um dia chega o inverno. A mais inquietante dasestações. Muitos temem o inverno, como temem a velhice. É que esquecem a belezamisteriosa das paisagens cobertas de neve.

Época de recolhimento? Em parte. O inverno é também aépoca do compartilhamento de experiências.

Quem disse que a velhice é triste? Ela pode sercalorosa e feliz, como uma noite de inverno diante da lareira, na companhia dosseres amados.

Velhice também pode ser chocolate quente, sorrisosgentis, leitura sossegada, generosidade com filhos e netos. Basta que não sedeixe que o frio enregele a alma.

Felizes seremos nós se aproveitarmos a beleza de cadaestação. Da primavera levarmos pela vida inteira a espontaneidade e a alegria.

Do verão, a leveza e a força de vontade. Do outono, areflexão. Do inverno, a experiência que se compartilha com os seres amados.

A mensagem das estações em nossa vida vai além. Quandopensar com tristeza na velhice, afaste de imediato essa idéia.

Lembre-se que após o inverno surge novamente aprimavera. E tudo recomeça.

Nós também recomeçaremos. Nossa trajetória não seresume ao fim do inverno. Há outras vidas, com novas estações. E todas iniciampela primavera da idade.

Após a morte, ressurgiremos em outros planos da vida.E seremos plenos, seremos belos. Basta para isso amar. Amar muito.

Amar as pessoas, as flores, os bichos, os Mundos quegiram serenos. Amar, enfim, a Criação Divina. Amar tanto que a vida se transformenuma eterna primavera.

Fonte: Redaçãodo Momento Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...