Seguidores

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Doenças Espirituais


As seguintes10 categorizações não se destinam a ser definitivas, mas são oferecidos comouma ferramenta para se tornar consciente de algumas das doenças mais comunstransmitidas espiritualmente.

1. A Espiritualidade Fast-Food: Misture aespiritualidade com uma cultura que celebra a velocidade, a multitarefa egratificação instantânea e o resultado é provável que seja a espiritualidadefast-food. A espiritualidade fast-food é um produto da fantasia comum ecompreensível que o alívio do sofrimento da nossa condição humana pode serrápida e fácil. Uma coisa é certa, porém: a transformação espiritual não podeser obtida em uma solução rápida.

2. Falsa Espiritualidade: a espiritualidade dofalso é a tendência de falar, vestir e agir como se imagina que uma pessoaespiritual seja. É uma espécie de imitação da espiritualidade que imita arealização espiritual da maneira que o tecido estampado de pele de onça imita apele genuína de uma onça.

3. Motivações Confusas: Embora o nosso desejo decrescer seja genuíno e puro, muitas vezes ele se confunde com motivaçõesmenores, incluindo o desejo de ser amado, o desejo de pertencer, a necessidadede preencher nosso vazio interno, a crença de que o caminho espiritual removeráo nosso sofrimento e ambição espiritual, o desejo de ser especial, de sermelhor do que, para ser "o único".

4. Identificando-se com Experiências Espirituais:Nesta doença, o ego se identifica com a nossa experiência espiritual e a tomacomo sua própria, e nós começamos a acreditar que estamos incorporando insightse idéias que surgiram dentro de nós em determinados momentos. Na maioria doscasos, isso não dura indefinidamente, embora tenda a perdurar por longosperíodos de tempo para aqueles que se julgam iluminados e / ou que trabalham comoprofessores espirituais.

5. O Ego Espiritualizado: Essa doença ocorrequando a própria estrutura da personalidade egóica se torna profundamenteintegrada com conceitos espirituais e idéias. O resultado é uma estruturaegóica, que é "à prova de bala." Quando o ego se torna espiritualizado,somos invulneráveis a ajudar, uma nova entrada, ou comentários construtivos.Nos tornamos seres humanos e impenetráveis e estamos tolhidos em nossocrescimento espiritual, tudo em nome da espiritualidade.

6. Produção em Massa de Professores Espirituais:Há uma série de atuais tradições espirituais da moda , que produzem pessoas queacreditam estar em um nível de iluminação espiritual, ou mestria, que estámuito além de seu nível real. Esta doença funciona como uma correiatransportadora espiritual: coloca este brilho, leva àquele insight, e - bam! -Você está iluminado e pronto para iluminar os outros de maneira similar. Oproblema não é aquilo que tais professores ensinam, mas que representam a sipróprios como tendo realizado a mestria espiritual .

7. Orgulho Espiritual: O orgulho espiritual surgequando o profissional, através de anos de esforço trabalhado efetivamentealcançou um certo nível de sabedoria e que usa esse conhecimento para sedesligar a novas experiências. Um sentimento de "superioridade espiritual"é outro sintoma desta doença transmitida espiritualmente. Ela se manifesta comouma sensação sutil de que "Eu sou melhor, mais sábio e acima dos outrosporque sou espiritual".

8. Mente de Grupo: Também conhecido como opensamento grupal, mentalidade de culto ou doença ashram. A mente de grupo é umvírus insidioso que contém muitos elementos tradicionais da co-dependência. Umgrupo espiritual faz acordos sutis e inconscientes sobre as formas corretas depensar, falar, vestir e agir. Indivíduos e grupos infectados com o"espírito de grupo" rejeitam indivíduos, atitudes e circunstânciasque não estão em conformidade com as regras, muitas vezes não escritas dogrupo.

9. O Complexo de Povo Escolhido: O complexo depessoas escolhidas não se limita aos judeus. É a crença de que "O nossogrupo é mais poderoso, iluminado e evoluído espiritualmente, e simplesmentecolocado, melhor do que qualquer outro grupo." Há uma distinção importanteentre o reconhecimento de que alguém encontrou o caminho certo, o professor, oucomunidade para si, e tendo encontrado aquele, O Único.

10. O Vírus Mortal: "Eu Cheguei": Estadoença é tão potente que tem a capacidade de ser terminal e mortal para a nossaevolução espiritual. Esta é a crença de que "Eu cheguei" na metafinal do caminho espiritual. Nosso progresso espiritual termina no ponto em queessa crença se cristalizou em nossa psique, no momento em que começamos aacreditar que chegamos ao fim do caminho, um maior crescimento cessa.

Por MarianaCaplan, Ph.D.
Adaptado deEyes Wide Open (Olhos Bem Abertos):
Cultivando oDiscernimento no Caminho Espiritual (True Sounds)


"Aessência do amor é a percepção", de acordo com os ensinamentos de MarcGafni, "Portanto, a essência do amor próprio é a auto percepção. Você sópode se apaixonar por alguém que você pode ver claramente – incluindo a simesmo. Amar é ter olhos para ver. É só quando você se vê É só quando você se vêclaramente que você pode começar a se amar ".

É no espíritodos ensinamentos de Marc que eu acredito que uma parte crítica do discernimentoda aprendizagem no caminho espiritual é a descoberta da doença generalizada doego e auto-engano que está em todos nós. Ou seja, é quando precisamos de umsenso de humor e do apoio de amigos espirituais reais.

À medida queenfrentamos nossos obstáculos para o crescimento espiritual, há momentos em queé fácil cair em um sentimento de desespero e auto diminuição e perder nossaconfiança no caminho.

Precisamosmanter a fé em nós mesmos e nos outros, a fim de realmente fazer a diferençaneste mundo.

Fiquem comDeus e que Oxalá Ilumine a todos!!! Saravá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...