Seguidores

sábado, 17 de dezembro de 2011

Dia de Obaluaê na Umbanda - Dia de São Lázaro - 17 de Dezembro


Lázarode Betânia é um personagem bíblico descrito no Evangelhosegundo João como um amigo que Jesus teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria.Seu nome provavelmente do grego corresponde ao hebraico Eleazar (אלעזר), e significaliteralmente "Deus ajudou".

De acordo comtradição católica, o Lázaro ressuscitado teria se dirigido a Provença depois damorte de Jesus em companhia de suas irmãs e de outras pessoas. Ele também teriasido o primeiro bispo de Marselha. Na Idade Média tornou-se o padroeiro dos leprosos pela associaçãoerrada feita com seu homônimo, Lázaro (mendigo e leproso), narrado na parábolamencionada por Lucas - Parábola do Lázaro e do Rico.

SuaRessurreição
Segundo os Evangelhos,Lázaro teve a sorte de ser o protagonista de um dos milagres maisimpressionantes de Jesus Cristo, depois de estar morto por quatro dias. Lázaroadoeceu gravemente e duas de suas irmãs Marta e Maria enviaram com urgência ummensageiro ao encontro de Jesus com a seguinte mensagem: "Aquele a quemVocê ama, está doente". Ou seja, estamos seguros de que virá, e se vier,livra-lo-á da morte. Aos seus discípulos, Jesus diz que Lázaro dorme o queindica que ele talvez não estivesse realmente morto, mas participando de algumtipo de Iniciação, e seria acordado. Mas o próprio Jesus diz que ele estavamorto (ver João 11.14). Foi apenas no quarto dia após a sua morte, que chega a Betânia.

Maria fica em suacasa e Marta sai ao encontro de Jesus em meio de lágrimas lhe dizendo:"Oh, Senhor se tivesse estado aqui não haveria morrido meu irmão".Jesus responde: "Eu sou a ressurreição e a Vida. Os que acreditam em Mim,não morrerão para sempre". Posteriormente Marta diz a Maria: "OMestre chegou e te chama". Maria levantou-se depressa e foi ao encontro deJesus que, ao vê-la chorar, comoveu-se e também chorou. Os judeus que estavamali em grande número, exclamaram: "Olhem quanto o amava!" Jesusdisse: Lázaro, eu te mando, saia! E Lázaro se levantou. Depois de quatro diasmorto, foi ressuscitado milagrosamente e visto pela multidão que contemplou ofato.

        Fonte: Wikipédia


Na Umbanda São Lázaro é Obaluaê

 
 Orixá datransição para a vida astral. Orixá de transformação energética. Senhor dossegredos da vida e da morte. Mestre das Almas. Atua no condicionamento físico eespiritual, na cura das doenças do corpo e da alma.


Sincretismo:São Lázaro e São Roque

Diade comemoração: 13 de Maio (Preto Velho), 13 de Agosto, 16 deAgosto e 17 de Dezembro.

Saudação:Atotô Obaluayê! (ou Atotô Abaluaiê!)

Obalúayé;"Rei dono da Terra", Omolu "Filho do Senhor", Xapanã"Dono da Terra" são os nomes dados a esse Orixá de Umbanda. É ligadoao mundo dos mortos. A este Orixá fazemos os pedidos para problemas de Saúde ecortes de magia.

Oguardião dos espíritos torna as pessoas intuitivas e carismáticas. Ajuda noamor e família.

Simbologia

Omolué representado pelo Sàsàrà ou Xaxará (feixe de palha da costa e búzios)

Elemento:terra

Astroregente: Saturno

Diada semana: segunda-feira

Bebida:Água de arroz

Cores:Preto, branco e vermelho que simbolizam mistérios e sobriedade, e atraemrespeito

Flores:Qualquer flor de cor branca

Ervas:Canela de velho, jurubeba, erva de bicho, picão

Metal:Chumbo

Pedras:Ônix e demais pedras negras

Pontosde Força: Praias, cemitérios e grutas

Característicasdo Orixá: Omolu é sábio e destemido. Usa o fìlà (cobertura de palha da costa).

Seunúmero é o 13  

Saudação:"Atôtô!" (Silêncio! Respeito!)

Banhopara ajudar na cura de doenças: Macere em um balde com 5 litros d'águacana-do-brejo, saião e raiz santa. Tome este banho da cabeça aos pés e vista-sede branco. Despache as numa grama.
 

FalandoSobre Omolú e Obaluaê...

Paraa maior parte dos devotos da Umbanda, os nomes são praticamenteintercambiáveis, referentes a um mesmo arquétipo e, correspondentemente, umamesma divindade. Já para alguns Sacerdotes, porém, há de se manter certadistância entre os dois termos, uma vez que representam tipos diferentes domesmo Orixá.

Sãotambém comuns as variações gráficas Obaluaê e Abaluaê

Emtermos mais estritos, Obaluaê é a forma jovem do Orixá Xapanã, enquanto Omolu ésua forma velha. Como, porém, Xapanã é um nome proibido tanto no Candomblé comona Umbanda, não devendo ser mencionado, pois pode atrair a doençainesperadamente, a forma Omolu é a que mais se popularizou e acabou sendoconfundida não apenas com a forma mais velha do Orixá, mas com sua essênciagenérica em si. Esta distinção se aproxima da que existe entre as formas básicade Oxalá: Oxalá (o Crucificado), Oxaguiã a forma jovem e Oxalufã a forma maisvelha.

Afigura de Omolu-Obaluaê, assim como seus mitos, é completamente cercada demistérios e dogmas indevassáveis. Em termos gerais, a essa figura é atribuído ocontrole sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas. Faria parte daessência básica vibratória do Orixá tanto o poder de causar a doença como o depossibilitar a cura do mesmo mal que criou.

PierreVerger define os filhos de Omolu como pessoas que são incapazes de se sentiremsatisfeitas quando a vida corre tranqüila para elas. Podem até atingirsituações materiais e rejeitar, um belo dia, todas essas vantagens por causa decertos escrúpulos imaginários. São pessoas que, em certos casos, se sentemcapazes de se consagrar ao bem-estar dos outros, fazendo completa abstração de seuspróprios interesses e necessidades vitais.

NoCandomblé, como na Umbanda, tal interpretação pode ser demais restritiva. Amarca mais forte de Omolu-Obaluaê não é a exibição de seu sofrimento, mas oconvívio com ele. Ele se manifesta numa tendência autopunitiva muito forte, quetanto pode revelar-se como uma grande capacidade de somação de problemaspsicológicos (isto é, a transformação de traumas emocionais em doenças físicasreais), como numa elaboração de rígidos conceitos morais que afastam seusfilhos-de-santo do cotidiano, das outras pessoas em geral e principalmente osprazeres. Sua insatisfação básica, portanto, não se reservaria contra a vida,mas sim contra si próprio, uma vez que ele foi estigmatizado pela marca dadoença, já em si uma punição.

Emoutra forma de extravasar seu arquétipo, um filho do Orixá, menos negativista,pode apegar-se ao mundo material de forma sôfrega, como se todos estivessemperigosamente contra ele, como se todas as riquezas lhe fossem negadas, gerandoum comportamento obsessivo em torno da necessidade de enriquecer e ascendersocialmente.

Mesmoassim, um certo toque do recolhimento e da autopunição de Omolu-Obaluaê serãovisíveis em seus casamentos: não raro se apaixonam por figuras extrovertidas esensuais (como a indomável Iansã, a envolvente Oxum, o atirado Ogum) que ocupamnaturalmente o centro do palco, reservando ao cônjuge de Omolu-Obaluaê um papelmais discreto. Gostam de ver seu amado brilhar, mas o invejam, e ficam vivendocom muita insegurança, pois julgam o outro, fonte de paixão e interesse detodos.

Assimcomo Ossâim, as pessoas desse tipo são basicamente solitárias. Mesmo tendo umgrande círculo de amizades, freqüentando o mundo social, seu comportamentoseria superficialmente aberto e intimamente fechado, mantendo um relacionamentosuperficial com o mundo e guardando sua intimidade para si própria. Não rarosão pessoas que julgam. Ter características detestáveis, que vivem criticando,motivo de vergonha. O filho do Orixá oculta sua individualidade com uma máscarade austeridade, mantendo até uma aura de respeito e de imposição, de certo medoaos outros. Pela experiência inerente a um Orixá velho, são pessoas irônicas.Seus comentários porém não são prolixos e superficiais, mas secos e diretos, oque colabora para a imagem de terrível que forma de si próprio.

Umúltimo, mas importante detalhe; em diversas de suas lendas, é apresentado comouma divindade que perdeu uma perna. Isso se refletiria em seus filhos como umdefeito congênito em uma das pernas ou a tendência a sofrer, durante sua vida,por um problema de relativa gravidade em seus membros inferiores, a partir dequedas ou desastres que podem ou não ser curados e ultrapassados.



Orações ao Senhor Obaluaê- Omolú



Proteja-me, Pai,Atotô Obaluaê!

Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhospara que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós é o limitador dasenfermidades.
Vós é médico doscorpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos suamisericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagasabriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpossadios e almas serenas.
Mestre da Cura,amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô meu Pai Obaluaê!



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Dominador dasepidemias.
De todas as doenças eda peste.
Omulu, Senhor daTerra.
Obaluaê, meu PaiEterno.
Dai-nos saúde para anossa mente, dai-nos saúde para nosso corpo.
Reforçai e revigorainossos espíritos para que possamos enfrentar todos os males e infortúnios damatéria.
Atotô meu Obaluaê!
Atotô meu Velho Pai!
Atotô Rei da Terra!Atotô Babá!


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Mestre das almas!
Meu corpo estáenfermo…
Minha alma estáabalada,
Minha alma estáimersa na amargura de um sofrimento
Que me destróilentamente.
Senhor Omolu!
Eu evoco - Obaluaiê
Oh!
Deus das doenças
Orixá que surge,diante dos meus olhos
Na figura sofredorade Lázaro.
Aquele que teve agraça de um milagre
No gesto do DivinoFilho de Jesus.
Oh!
Mestre dos mestres
Obaluaiê
Teu filho estáenfermo…
Teu filho se curva,diante da tua aura luminosa.
Na magia do milagre,
Que virá de tuas mãossantificadas pelo sofrimento…
Socorre-me…
Obaluaiê…
Dai-me a esperança datua ajuda.
Para que me encorajediante do martírio imenso que me alucina,
Faças com que eu nãosofra tanto - Meu Pai
Senhor Omolu!
Tu és dono doscemitérios,
Tu que és sentinelado sono eterno,
Daqueles que foramseduzidos ao teu reino.
Tu que és guardiãodas almas. Que ainda não se libertou da matéria,
Ouve a minha súplica,atende ao apelo angustioso do teu filho.
Que se debate nomaior dos sofrimentos.
Salve-me - IrmãoLázaro.
Aqui estou diante datua imagem sofredora,
Erguendo a derradeiraprece dos vencidos,
Conformado com odestino que o Pai Supremo determinou.
Para que eusuplicasse minha alma no maior dos sofrimentos.
Salve minha almadesse tormento que me alucina.
Tome meu corpo emteus braços.
Eleva-me para teureino.
Se achares, porém,que ainda não terminou minha missão neste planeta,
Encoraja-me comexemplo da tua humildade e da tua resignação.
Alivia meussofrimentos, para que levante deste leito e volte a caminhar.
Eu te suplico,mestre!
Eu me ajoelho diantedo poder imenso,
De que és portador.
Invoco a vibração doObaluaiê.
A - TÔ - TÔ, Meu Pai.
Obaluaiê, Meu Senhor,ajude-me!


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Salve o Senhor o Reida Terra!
Médico da Umbanda,Senhor da Cura de todos os males do corpo e da alma.
Pai da riqueza e dabem-aventurança.
Em ti deposito minhasdores e amarguras, rogando-te as bênçãos de saúde, paz e prosperidade.
Faz-me, Senhor dotrabalho; um filho de bom ânimo e disposição, para triunfar na luta pelasobrevivência.
Faz-me digno demerecer todo dia e toda noite, vossas bênçãos de luz e misericórdia.
ATOTÔ OBALUAUÊ!





Fonte/Referências:
Casa Espirita Xango Airá - http://cexapublicacoes.blogspot.com/-
Coluna de Pai Paulo no Jornal Extra (Rio deJaneiro): http://extra.globo.com/ - http://www.pallaseditora.com.br/  
http://povodearuanda.wordpress.com/
Candomblé - Religião do Corpo e da Alma porCarlos Eugênio Marcondes de Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...