Seguidores

domingo, 25 de dezembro de 2011

Hoje é Dia do Amado Mestre Jesus Cristo - Dia de Pai Oxalá na Umbanda


       JESUS, OXALÁ NA UMBANDA

A VIDA DE JESUS
O Cristianismo o reverencia como Deus feito homem.Xamãs indígenas, cabalistas, judeus e muçulmanos o consideraram um mestre.Indianos o reverenciaram como um “siddha” (perfeito) ou até um avatar(encarnação divina). Sua figura sempre fascinou os homens em todas as épocas;ele confortou e alegrou milhões de pessoas, mas apesar de tudo que se tem ditoa seu respeito, sua vida continua envolvida em mistério. Afinal, quem foi essehomem chamado Jesus?

Quase tudo o que sabemos de sua vida, vem dasnarrativas dos Evangelhos (do grego: boa nova). Mas foram muitos oshistoriadores e teólogos que contestaram esses textos. Essas escrituras, oschamados Evangelhos, receberam influência de um gênero literário muito comum, àépoca que misturava história, lendas e doutrinas. Também é forte, nosEvangelhos, a influência das antigas tradições judaicas, mitologias,greco-romana e oriental, e correntes esotéricas do primeiro século depois deCristo. Apesar de terem, por muitas vezes, sua veracidade refutada, hoje setende a valorizá-los.

Um dos principais argumentos que se levantoucontra os Evangelhos, é o de que demoraram demais para ser escritos, geralmentemuitas décadas depois dos fatos, época em que a memória, sobre os mesmos, jáhavia sido perdida ou modificada. Mas hoje em dia os especialistas explicamque, na verdade, a elaboração é que demorou muito para ser finalizada. OEvangelho mais recente, o de João, demorou quatro décadas para ficar pronto.

Mas antes de qualquer registro escrito, logo cedo,surgiu uma tradição oral sobre a vida e a mensagem de Jesus. Seu núcleo era o“Querigma” – palavra grega que significa “anúncio”, muito utilizada pelos seusdiscípulos para converter os ouvintes, por ter forte apelo emocional. Em tornodesses discursos se juntavam as parábolas de Jesus.

O que corroborou para que os Evangelhos realmentepassassem a ser vistos, como algo que mostra a realidade vivida por Jesus eseus discípulos, naquela época, foi a descoberta, em 1992, de um fragmento depapiro com trechos de dois versículos de Marcos, datado do ano 50 d.C. Duasdécadas depois da morte de Jesus sua história já estava sendo escrita.

O NASCIMENTO DE JESUS
Jesus nasceu quando as terras que hoje pertencem aIsrael e Palestina, estavam sob o domínio dos romanos. Ele nasceu sob o reinadode Herodes, viveu em locais governados por seus filhos e morreu sob o poder doromano Pôncio Pilatos. O dia em que comemoramos o nascimento de Jesus, o Natal,não é realmente a data de seu nascimento. Dia 25 de dezembro era uma dataespecial no calendário dos cultos de Roma. Era o dia do “Festival Pagão do SolInvencível”, que comemorava o triunfo do astro-rei. Os primeiros cristãosassociaram as qualidades do Sol a Jesus, por isso a escolha da data, que deveter sido instituída por volta de 330 d.C. Hoje se sabe que Jesus nasceu antesdo ano I, da Era Cristã, provavelmente entre 8 e 6 a.C. Existe uma passagem noEvangelho de Lucas que diz que o nascimento de Jesus se deu na época dorecenseamento feito pelo imperador César Augusto. Historiadores concordam que adata provável desse censo foi entre 8 e 6 a.C.

JESUS – O HOMEM
O Cristo encarnado, como homem na Terra – Jesus, éa própria manifestação do Verbo, como já comprovou Saint Yves D’Alveydre, comseu Arqueômetro. Em todas as escolas de tradição oriental os mestres costumamdizer, aos seus discípulos, que “todo homem possui uma centelha divina queemana do Verbo Divino. Para se tornar ‘Cristo’, basta desenvolver essacentelha”. Jesus assim o fez, e como homem encarnado atin­giu a máximaevolução.

O Verbo manifesta seu princípio em algum ponto doespaço mas não deixa de estar no Absoluto. Mas esse princípio, quandoencarnado, aceita todas as condições da existência na Terra, como oesquecimento do Plano Divino e a angústia do abandono do Pai.

Jesus teve ou tem uma existência metafísica ou éum princípio vivo que continua atuante em relação aos seres humanos? Se Jesusfoi o próprio Verbo Encarnado e se este princípio está intimamente ligado atodas as manifestações vivas da Natureza, esse mesmo princípio não abandonou oplano físico e está sempre presente para curar aqueles que dele se aproximam.Todas as raças deste planeta receberam a revelação da libertação da carne pormeio da intervenção do princípio criador. O nome desse princípio, desde aformação do nosso planeta, é Jesus, e sua atuação sobre o planeta está sempreviva e se manifestando.

Jesus é aquele que veio e está sempre presente,conduzindo a Humanidade de volta aos braços do Pai. Todas as honras e louvoreslhe são devidos por sua atuação em todos os planos. O Cristo é a própriadivindade que se encontra em estado latente em todos nós, pois somos espíritosencarnados e trazemos conosco essa centelha divina.

O personagem histórico – Jesus, o homem, ensinou oamor, a benevolência e a caridade; foi um grande mensageiro da Luz, trazendo osensinamentos que despertaram a consciência dos que estavam mortos para oEspírito, presos na escravidão da matéria, que é nossa redentora e nos auxiliaa redimir nossos erros rumo à evolução espiritual.

JESUS – UM INICIADO
Evangelhos Apócrifos (que não são reconhecidosoficialmente), atribuem a Jesus pensamentos e ensinamentos esotéricos. Isso nosfaz pensar que ele possa ter elaborado dois tipos de discurso: um exotérico(externo), adaptado à capacidade de com­preensão da grande massa e outroesotérico (interno), que se destinava à formação de seus discípulos.

As Correntes Espiritualistas cada vez maisacreditam nessa hipótese. Algumas dizem ter sido Jesus um grande Mestre daCabala, a mais mística tradição judaica; outras o colocam como sendo o portadorde um conhecimento oculto, que vem sendo passado à Humanidade desde temposimemoriais, que remontam às tradições mais antigas, como a dos Iogues indianos,e, antes, ainda, aos Xamãs pré-históricos.

JESUS E A TRADIÇÃO ESOTÉRICA
Algumas práticas citadas nos Evangelhos podem nosremeter a influências esotéricas na vida de Jesus:

· O Batismo: existe uma lacuna de 20 anos nosEvangelhos entre a infância e o início de sua pregação. Após esse período elepassou por um rito iniciático adotado por várias tradições místi­cas – obatismo. Para essas antigas tradições, nesse momento o iniciado passasimbolicamente por um processo, mor­rendo para a antiga existência e renascendopara uma nova vida.

· Prova do Deserto: outra experiência iniciáticafoi o jejum de 40 dias no deserto. Esse tipo de provação, a que o adepto éexposto, é tão antiga quanto às tradições xamânicas, ainda hoje é utilizada porvárias tradições místicas. O objetivo é manter o aspirante em total condição deisolamento, levando-o a confrontar se com o seu lado sombrio, que é retratadonos Evangelhos como o Diabo, que lança sobre Jesus as três tentações: quebrar ojejum, atirar-se do alto do templo de Jerusalém e adorar o próprio Diabo emtroca do reinado sobre a Terra. Jesus rejeitou todas.

· O Círculo Hermético: após ter dado início à suamissão, mais e mais pessoas são atraídas por suas palavras e ensinamentos: agrande massa que o ouvia nas sinagogas, uma grande quantidade de discípulos quepassaram a acompanhá-lo e o grupo dos doze apóstolos, que a tudo abandonarampara segui-lo. É provável que a estrutura desse círculo restrito de seguidoresobedecesse a um modelo estabelecido em comunidades místicas.

· O Texto na Tabuleta Pregada na Cruz: a frase quePôncio Pilatos redigiu para ser colocada na cruz – “Jesus Nazareno, Rei dosJudeus” – pode ter tido um significado muito maior do que o resumo dasacusações que lhe foram feitas. A palavra Nazareno, além de designar o localonde viveu parte de sua vida, pode se referir também a “Nazir” ou “Nazireu”,aquele que é consagrado a Deus e que entre outras obrigações não poderia cortaros cabelos. A palavra rei também pode ter outro significado nessa inscrição.Esse título, nos círculos esotéricos era dado ao indivíduo que iniciava adeptosao conhecimento dos mistérios. Poderia ser uma conotação de Mestre Iniciático.

JESUS, O ARREBATADOR DE ALMAS
O antigo povo de Israel esperava um “Messias” – naverdade um guerreiro que os livrasse da opressão romana. Jesus veio pregando oamor incondicional, por meio do qual seria possível se conquistar o reino deDeus. Mas o que a maioria esperava era um revolucionário que expulsasse osdominadores romanos, derrubando Herodes e restabelecendo um poder legítimo emIsrael. Jesus não se apresentou como esse revolucionário e sua condiçãofraternal foi explorada por seus inimigos, que o condenaram à morte. Ele pregouuma “revolução” a longo prazo, sem luta, sem visar somente o lado material, masamplamente profunda e esclarecedora do ponto de vista espiritual. Sua meta era,por meio da conscientização e de uma transformação radical, trazer o reino deDeus à Terra.

A RESSURREIÇÃO SEGUNDO A TRADIÇÃO ORIENTAL
A idéia de transmutação do corpo físico e imortalidadesão comuns em certas tradições espiritualistas da índia e da China.

Extremamente rara, essa possibilidade poderia seralcançada pelos “siddhas”, os perfeitos, mas seria inerente a todo ser humanoque, por devoção a Deus, exercícios e prática da yoga, poderia atingir umestágio supremo de desenvolvimento.

OXALÁ, O ORIXÁ DA CRIAÇÃO
Na Umbanda, Oxalá representa o mais alto nahierarquia dos Orixás, tendo como contraparte nosso Mestre Jesus, o médiumsupremo. Nos pontos riscados é representado por uma estrela de cinco pontas.Como Orixá na Umbanda, Oxalá se apresenta sob três formas:

OXAGUIAN: o Oxalá Menino, que é sincretizado com oMenino Jesus de Praga.

OXALUFAN: o Oxalá Velho, sincretizado com Jesus noMonte das Oliveiras.

OXALÁ: sincretizado com Jesus Cristo.

Tanto na Umbanda quanto no Candomblé é de Oxalá atarefa de criação da Humanidade. Por isso a equivalência a Jesus, manifestaçãomáxima de Deus trino: Pai, Filho, Espírito Santo. Além de responsável pelomolde dos primeiros seres humanos na Terra, é considerado também o criador dacultura material.

Oxalá é representado nos Congas por Jesus e é aautoridade suprema na Umbanda. É ele quem ordena aos Orixás que venham ajudarseus filhos por meio dos Guias e Mensageiros que vêm em Terra. Sua imagem é ade Jesus Cristo, sem a cruz e sua cor é branca. Oxalá é considerado o Orixámaior na Umbanda, porque é capaz de atuar em todos os elementos e vibraçõesatravés dos outros Orixás.

Éter e Luz: são o elementos e a força da Naturezacorrespondentes à Linha de Oxalá.

Dia da Semana: Sexta-feira.

Vibração: atua no chacra coronário.

Cor: Branca, com raios dourados.

Cores da Guia: Contas brancas leitosas.

OXALÁ NOS CULTOS AFRO-BRASILEIROS
O mais importante e elevado do Panteão lorubá; foio primeiro Orixá criado por Olorum (O Deus supre­mo). E um dos Orixás Fun-Fun(da cor branca).

São muitas as suas lendas e extensa sua origem ehistória na África. No Brasil, são mais conhecidos Oxalufan “o velho” eOxaguian “o moço”. Na sua forma “guerreira”, Oxalá carrega uma espada, cheio devigor e no­breza; na condição de velho e sábio, curvado pelo peso dos anos, éuma figura nobre e bondosa que carrega um cajado, o Opaxorô, de forte sim­bologia,utilizado para separação do Orun (o Céu) e o Ayié (a Terra). No Brasil é o maisvenerado e sua maior festa é uma cerimônia chamada “Águas de Oxalá”, que dizrespeito à sua lenda dos sete anos de encar­ceramento, culminando com acerimônia do “Pilão de Oxaguian”, para festejar a volta do Pai. Esse respeito advémda sua condição delegada, por Olorum, da criação e governo da Humanidade.

CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXALÁ
Os filhos de Oxalá são pessoas tranqüilas, quetendem à calma até nos momentos mais difíceis. São amáveis e pensativos, masnão cos­tumam ser subservientes. São articulados, reservados e às vezes muitoteimosos, sendo difícil con­vencê-los de que estão errados na resolução de umproblema. Em Oxalufan, o Oxalá mais velho aparece com a tendência para o debatee a argumentação.

A LENDA AFRICANA
Orixalá ou Obatalá foi encarregado por Olorum derealizar uma grande e importante tarefa: a da criação do mundo. Para isso,recebeu de Olorum o “Saco da Criação”. Mas antes de iniciar sua viagem para ocumprimento da mis­são era necessário que Oxalá realizasse oferendas para Bará.Mas, com seu caráter um tanto orgulhoso, não o fez.

Iniciou então sua caminhada, e, ao chegar à portado além, encontrou Exu-Bará, fiscal das comunicações entre os dois mundos. Aosaber que o Grande Orixá não havia feito as oferendas, fez com que ele sentissemuita sede durante a caminhada. Oxalá não teve outra saída senão tomar olíquido refrescante que escorre do dendezeiro – o vinho de palma. Com issoficou bêbado, perdeu o rumo e adormeceu.

Veio então Odudua, criado depois de Oxalá, e,vendo-o adormecido, roubou-Ihe o Saco da Criação e levou até Olorum, que disse:“Vá você Odudua, vá e crie o mundo”. Odudua encontra uma grande extensão deágua e deixa cair o conteúdo do Saco da Criação – a terra; formou-se um monteque ultra­passou as águas. Odudua colocou sobre o monte de terra uma galinha decinco patas, que espalhou a terra sobre as águas. A terra foi se alargando cadavez mais criando a cidade de llê-lfê.

Quando Oxalá acordou e não encon­trou o Saco daCriação procurou Olo­rum, que o castigou proibindo-o de beber vinho de palma eusar azeite de dendê. Como consolo, ordenou-lhe que moldasse no barro o corpodos seres humanos, sobre os quais Ele, Olorum, sopraria a vida.

Texto epesquisa: Virgínia Rodrigues – base de consulta: www.auxiliadora.org.br
Fonte: RevistaEspiritual de Umbanda – Nº 12

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ponto Cantado a Oxalá

Oxalá meu pai
Tem pena de nós, tem dó
Se as voltas no mundo é grande
Seus poderes são maior
Oxalá meu pai
Tem pena de nós, tem dó
Se as voltas no mundo é grande
Seus poderes são maior
O malei malei
O malei malá
O malei malei
Salve as forças de Oxalá !

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Oração a Oxalá
SalveOxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho!
Nós vos rogamos, ó bondoso Mestre, a Vossa proteção para que, possamos sentirem nossos corações, cada vez mais viva, e chama do nosso amor por Deus e portodas as suas criaturas.
Derramai Vossa benção por sobre todos nós e especialmente por sobre aqueles quese encontram recolhidos às casas de saúde, manicômios e penitenciárias, porsobre todos os que nascem neste momento e, ainda, muito especialmente pelos quedesencarnaram  e se dirigem, já em espírito, ao mundo invisível, para oajuste de contas.
Proteção ó Pai Oxalá!...
Forçae proteção para todos os que palmilham o caminho do bem, e misericórdia para osque vivem no mal e para o mal, esquecidos de si próprios.
AssimSeja !

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Oração para a Proteção de Jesus

QueridoPai, que enviastes vosso filho Jesus,
Para nos ensinar a amor e o perdão,
Colocai sobre mim, agora, a infinita proteção do nome de Jesus Cristo:
Jesus me guarda,
Jesus me ampara,
Jesus ma guia,
Jesus me defende,
Jesus me salva,
Jesus me protege,
Jesus me eleva,
Com Jesus tenho paz, verdade, justiça e fé.
Amém!

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...