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domingo, 18 de dezembro de 2011

Formação Religiosa Infantil na Umbanda



A importância da formação religiosa infantil desdeos tempos imemoriais, a humanidade procurou registrar pela escrita osacontecimentos, idéias, ensinamentos, experiências e símbolos que marcam a suapassagem pelo tempo. As civilizações extintas continuam a falar através dosdiversos tipos de escrita que deixaram.

Este foi o problema com a memória de nossa Umbanda:pelo menos 1000 anos de tradições africanas, se perderam com a escravidão no Brasil.Somente com a popularização de nossa religião e com a luta contra o preconceitoconseguiremos ser respeitados pela má informação.

Hoje temos mais facilidade para falarmos de Umbandae de cultos afro-brasileiros que no passado. Portanto, maior responsabilidadecom nossas crianças, podemos torná-los atuantes em nossas vidas e aprofundá-losnos ensinamentos em comunhão com nossos irmãos.

Vamos incentivar o hábito da boa leitura nasnovas gerações, especialmente em leituras que impulsionem o progressoespiritual.

A formação religiosa infantil pode:

• Promover o desenvolvimento sadio e integral dacriança

• Proporcionar o gosto pela vida em fraternidade,em condições de relacionamentos consigo e com as outras pessoas.

• Sensibilizar a criança para as questõessociais, culturais, políticas e econômicas, despertando uma visão crítica darealidade.

• Despertar o espírito de liderança.

• Despertar o compromisso religioso, na vivênciada espiritualidade umbandista, cultivando o espírito da meditação.

• Despertar para o relacionamento construtivo davida familiar.

Sugestões para criar uma boa aula:

Cada lenda de Orixás oferece uma infinidade demateriais para pesquisa que podem ser adaptadas conforme a idade e a série:

• Utilizar-se de instrumentos musicais compontos cantados para contar a história.

• Pesquisar e construir outros instrumentosafricanos (sucata, maquetes de terreiros)

• Destacar palavras que apareçam no textopesquisar em dicionários e criar outras histórias utilizando-se das palavrasafricanas.

• Criar um banco de palavras de origem africana,ensaiar encenações das lendas, corais de pontos cantados.

• Elaborar explicações simples do ponto riscado.

• Preparar receitas de comidas de Orixás paradegustar com os alunos.

Para o desenvolvimento da aula:

• Fazer um estudo da realidade: levantamentosobre as religiões afro existentes no Brasil e identificar suas origens o mesmofazer com a religião de umbanda

• Correlacioná-las com fatos históricos,entrevistas com Pais-de-santo, Ogãs, Médiuns, Cambones,... E fazerlevantamentos bibliográficos.

Diagnóstico e resultados:

• Exposição dos resultados conquistados pelosestudantes.

• Criar uma graduação para a criança dentro datenda (assim como: cambono mirim, curimba mirim...)

Muitas vezes não damos conta da importância dapalavra em nossas vidas, às vezes, pela pressa, às vezes pela calmaria. Não hádepressão que resista a uma boa leitura, a uma boa conversa.

Pense nisso, os Orixás agradecem.

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