Seguidores

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ser Feliz



"Assim, pois, aqueles que pregam ser na Terra a única morada dohomem, e que só nela, e numa só existência, lhe é permitido atingir o mais altograu das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam aquelesque os escutam..." (ESE - Cap. V, item 20)

As estrada que nos levam à felicidade fazem parte de um método gradual decrescimento íntimo cuja prática só pode ser exercida pausadamente, pois averdadeira fórmula da felicidade é a realização de um constante trabalhointerior.

Ser Feliz não é uma questão de circunstância, de estarmos sozinhos ouacompanhados pelos outros, porém de uma atitude comportamental em face dastarefas que viemos desempenhar na Terra.

Nosso principal objetivo é progredir espiritualmente e, ao mesmo tempo,tomar consciência de que os momentos felizes ou infelizes de nossa vida são oresultado direto de atitudes distorcidas ou não, vivenciadas ao longo do nossocaminho.

No entanto, por acreditarmos que cabe unicamente a nós a responsabilidadepela felicidade dos outros, acabamos nos esquecendo de nós mesmos.  Comoconsequência, não administramos, não dirigimos e não conduzimos nossos própriospassos.  Tomamos como jugo deveres que não são nossos e assumimoscompromissos que pertencem ao livre-arbítrio dos outros.  O nosso erro começaquando zelamos pelas outras pessoas e as protegemos, deixando de segurar asrédeas de nossas decisões e de nossos caminhos.

Construímos castelos no ar, sonhando e sonhamos irrealidades, convertemosem mito a verdade e, por entre ilusões românticas, investimos toda a nossafelicidade em relacionamentos cheios de expectativas coloridas, condenando-nossempre a decepções crônicas.

Ninguém pode nos fazer felizes ou infelizes, somente nós mesmos é queregemos o nosso destino.  Assim sendo, sucessos ou fracassos sãosubprodutos de nossa atitudes construtivas ou destrutivas.

A destinação do ser humano é ser feliz, pois todos fomos criados paradesfrutar a felicidade como efetivo patrimônio e direito natural.

O ser psicológico está fadado a uma realização de plena alegria, mas porenquanto a completa satisfação é de poucos, ou seja, somente daqueles que jádescobriram que não é necessário compreender como os outros percebem a vida,mas sim como nós a percebemos, conscientizando-nos de que cada criatura tem umamaneira única de ser feliz.   Para sentir as primeira ondas do gostode viver, basta aceitar que cada ser humano tem um ponto de vista que é válido,conforme sua idade espiritual.

Para ser feliz, basta entender que a felicidade dos outros é também anossa felicidade, porque todos somos filhos de Deus, estamos todos sob a ProteçãoDivina e formamos um único rebanho, do qual, conforme as afirmaçõesevangélicas, nenhuma ovelha se perderá.

É sempre fácil demais culparmos um cônjuge, um amigo ou uma situação pelainsatisfação de nossa alma, porque pensamos que, se os outros se comportassemde acordo com nossos planos e objetivos, tudo seria invariavelmenteperfeito.  Esquecemos, porém, que o controle absoluto sobre as criaturas nãonos é vantajoso e nem mesmo possível.  A felicidade dispensa rótulos, enosso mundo seria mais repleto de momentos agradáveis se olhássemos as pessoassem limitações preconceituosas, se a nossa forma de pensar ocorresse de modoindependente e se avaliássemos cada indivíduo como uma pessoa singular edistinta.

Nossa felicidade baseia-se numa adaptação satisfatória à nossa vidasocial, familiar, psíquica e espiritual, bem como numa capacidade deajustamento às diversas situações vivenciais.  Felicidade não ésimplesmente a realização de todos os nossos desejos; é antes a noção de quepodemos nos satisfazer com nossas reais possibilidades.

Em face de todas essas conjunturas e de outras tantas que não se fizeramobjeto de nossas presente reflexões, consideramos que o trabalho interior queproduz felicidade não é, obviamente, meta de uma curta etapa, mas um longo processoque levará muitas existências, através da eternidade, nas muitas moradas daCasa do Pai.


Retirado do livro: Renovando Atitudes, escrito por Francisco do EspíritoSanto Neto, ditado pelo Espírito de Hammed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...