Seguidores

domingo, 11 de dezembro de 2011

O Médium



Fácil é sersimplesmente médium, portador de faculdades mediúnicas inquestionáveis; difícilé ser médium com Jesus…”
(Da obra “No Mundo daMediunidade” pelo espírito Odilon Fernandes, psicografia de Carlos A. Baccelli)

 A palavra médium, que vem do latim, significamedianeiro, que está no meio, intermediário, no caso em questão, o médium é ointermediário entre os planos físico e espiritual.

Por este conceito entende-se que todas as pessoaspossuem mediunidade, visto que todos, mesmo de forma inconsciente, influenciame são influenciados pelos espíritos. Ramatís no livro Mediunísmo nos diz que:

“Todos os homens, como espíritos encarnados namatéria, são intermediários das boas ou más inspirações do Além-Túmulo.”

Entretanto convencionou-se usar esta denominaçãoapenas para aqueles nos quais os fenômenos mediúnicos se manifestam de formamais explícita. São os chamados médiuns ostensivos.

A mediunidade é um talento dado por Deus e comonos diz Kardec, no livro Obras Póstumas, independe de raça, idade, sexo,nacionalidade ou religião.

Ao contrário do que pensam alguns, é um fenômenomuito antigo. Na própria Bíblia, vemos várias referências a fenômenosmediúnicos, como quando Saul consulta, através de uma médium, o espírito deSamuel, em I Samuel, 28: 7-19, ou quando Pedro é ajudado por um anjo em Atos12: 7-9, entre outros.

O que observamos daquele tempo para cá é que amediunidade está evoluindo, assim como a civilização, e os fenômenos físicos dopassado tem dado lugar a manifestações mais intelectuais.

Os estudos mais recentes sobre mediunidade e asinformações trazidas do plano espiritual trouxeram uma série de esclarecimentossobre o assunto.

André Luiz esclarece que todos os fenômenosligados à mediunidade, tem por base a mente, de onde partem as ondas psíquicasque, de acordo com a sua qualidade, irá estabelecer uma sintonia equivalentecom o mundo espiritual.

O professor C. Torres Pastorino na sua obraTécnicas de Mediunidade, compara o médium a um capacitor ou condensadorelétrico, ou seja, ele é capaz de emitir e receber ondas eletromagnéticas quepodem ser de diferentes comprimentos, o que permite o contato com diferentesespíritos.

Quanto maior a capacidade do médium em variar ocampo de suas emissões mentais maior será a sua capacidade de comunicar-se comdiferentes categorias de espíritos.

Numa reunião mediúnica cada médium é uma linha deforça, a interação dessas linhas irá formar um campo elétrico que será maisforte na medida que as emissões dos médiuns forem mais elevadas. Pastorino dizainda: “Ora, as linhas de força dependem da intensidade de pensamentos bons eamoráveis.

Quanto mais numerosas e fortes essas linhas deforça, tanto mais propício o campo elétrico para as comunicações eletromagnéticasentre desencarnados e encarnados. Não se trata de religião nem de pieguismo: éum fenômeno puramente físico, de natureza elétrica.

Quem pretende fazer reuniões espíritas(eletromagnéticas) sem preparar antes o “campo elétricomagnético”, sujeita-se adecepções de toda ordem, a interferências, a fracassos.”

Assim como qualquer talento, a mediunidade éneutra, cabe ao médium escolher que uso fará dela, se optar por um caminhopositivo, de auxílio ao próximo, encontrará ampla assistência da espiritualidadesuperior, caso contrário, estará sujeito a tornar-se vítima de obsessões dosmais diferentes tipos. Por isto é importante a evangelização e o esforço domédium.

O nosso querido Chico Xavier, no seu primeiroencontro com Emmanuel, descrito no livro Lindos Casos de Chico Xavier, deRamiro Gama, entabula o seguinte diálogo com o seu mentor:

- Está você realmente disposto a trabalhar namediunidade com o Evangelho de Jesus?

- Sim, se os bons Espíritos não me abandonarem …respondeu o Médium.

- Não será você desamparado – disse-lhe Emmanuel,mas para isso é preciso que você trabalhe, estude e se esforce no bem.

- E o senhor acha que eu estou em condições deaceitar o compromisso? – tornou o Chico.

- Perfeitamente, desde que você procure respeitaros três pontos básicos para o Serviço...

Porque o protetor se calasse, o rapaz perguntou:

- Qual é o primeiro? A resposta veio firme:

- Disciplina.

- E o segundo?

- Disciplina.

- E o terceiro?

- Disciplina.

Portanto, estejam certos os médiuns que, a eles,cabe a tarefa de enobrecer o seu mediunato, através da dedicação sincera aoserviço do bem, controlando o personalismo, o orgulho, o egoísmo e a vaidade,pois

“Todo homem pode tornar-se médium; mas a questãonão é ser médium; é ser bom médium, o que depende das qualidades morais.”

Por Edílson Botto

=============================================================

Fontes:
- A Bíblia Sagrada
- Técnicas de Mediunidade – C. Torres Pastorino
- Mediunismo – Ramatís, psicografado por HercílioMães
- Nos Domínios da Mediunidade – André Luiz,psicografado por Chico Xavier
- Mecanismos da Mediunidade – André Luiz,psicografado por Chico Xavier
- Lindos Casos de Chico Xavier – Ramiro Gama
- O Livro dos Médiuns – Allan Kardek
- Obras Póstumas – Allan Kardek
- Revista Espírita (1) de julho de 1.863, pag.213.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...